top of page

08 de Março: Dia Internacional da Mulher

Comemora-se no dia 08 de março o Dia Internacional da Mulher. Esta data foi instituída com o intuito de produzir reflexões acerca do papel da mulher na sociedade, bem como assegurar a garantia de seus direitos fundamentais. Para tratar deste tema, o BLOG INTERNACIONAL DA AMAZÔNIA entrevistou Noeme Barbosa, a coordenadora da COMBEL – Coordenadoria da Mulher de Belém.




Confira abaixo a entrevista transcrita!



Internacional da Amazônia (INTER) - Olhando pelo prisma histórico, especialmente nos séculos XX e XXI, qual o papel da Mulher na sociedade contemporânea?


Noeme Barbosa (NB) - A mulher viveu por anos escondida. Hoje, ela tem conquistado o mercado de trabalho e ocupado espaço em locais onde não estava inserida. Está na Constituição brasileira: homens e mulheres são iguais diante da sociedade. Isso faz com que ela seja igual ao homem no sentido de conquista de direitos.


INTER - A Lei Maria da Penha tem conquistado êxito na proteção dos direitos humanos da Mulher?


NB - Sim, porque a lei trouxe uma inovação para nós, mulheres. Esta é uma lei que veio para tentar coibir aquilo que antes não era denunciado e, hoje, a mulher denuncia muito mais os abusos e maus tratos. Por mais que se diga que aumentou o número de violações dos direitos das mulheres, não é dessa forma, não é que tenha aumentado. Agora a mulher é capaz de denunciar, o que antes não era feito. Esse é o papel da lei: fazer com que a mulher que se sinta ameaçada e agredida, denuncie. Então, a lei é uma inovação para a sociedade como um todo, não só para as mulheres.


INTER – A proteção à Mulher é uma questão de direitos humanos. Por isso, o que é necessário para que a sociedade, como um todo, trabalhe em prol da proteção dos direitos humanos da mulher?


NB – Em primeiro lugar, todos devem se unir em prol desse objetivo. A luta da mulher não é uma luta recente. Se for analisado, ela vem lutando contra uma sociedade patriarcal de longos anos. Aquela mulher que vivia escondida não tinha perspectivas futuras. A partir do momento em que se começou a lutar pelos direitos das mulheres, começou-se também a implantar políticas públicas a nível estadual, federal, e municipal para garanti-los em todos os âmbitos.


INTER – Quais as ações mais importantes da Coordenadoria da Mulher de Belém para a promoção de uma inserção profunda e ativa da mulher na sociedade?


NB – Primeiramente, temos que trabalhar as políticas públicas municipais. Há várias políticas públicas que estamos implementando. Uma delas é a redução da violência e agressão contra a mulher. Ela tem seus direitos violados, e é agredida, por isso, um dos pontos principais em que trabalhamos é a proteção da mulher em relação à violência.

Em seguida, temos que trabalhar na prevenção das doenças, procurando evitar o câncer de mama e o câncer do colo de útero, por exemplo. A emancipação profissional também é muito importante, porque muitas vezes a mulher não rompe com o ciclo da violência por não ter alternativas de trabalho.

É importante buscar a capacitação profissional da mulher, para que ela consiga superar não só o trauma da violência, mas também outros traumas que são consequência disto. Por isso, buscamos parcerias, organizamos seminários sobre emancipação e qualificação da mulher. Além disso, buscamos fazer com que elas sejam empoderadas, porque o empoderamento é muito importante para romper com qualquer tipo dominação.






Veja também
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Destaques

Um site que é a cara do curso de Relações Internacionais. 

Notícias do dia
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Redes sociais 
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Blogger Social Icon
  • Wix Twitter page
  • Wix Facebook page
Follow us 
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Blogger Icon
bottom of page