top of page

Woodrow Wilson: “Paz sem Vencedores”

É sonho de todo presidente dos Estados Unidos, ocupar um lugar honorável nos livros de história, e um grande acordo internacional pode garantir isso. Richard Nixon, embora associado ao escândalo do Watergate, selou a reconciliação com a China em plena Guerra Fria. Jimmy Carter, governou em uma época de marasmo econômico e presidiu os acordos de Camp David entre Egito e Israel. Woodrow Wilson, 28° Presidente dos Estados Unidos, também teve esse sonho e, ao governar esse poderoso país na época da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), lutou pela democracia e pela paz mundial, fazendo disso o seu legado.

Considerado por muitos historiadores como um dos maiores presidentes estadunidenses, Wilson nasceu na cidade de Staunton, na Virginia, no ano de 1856. Desde aspirava uma vida de sucesso. Ele se formou em Princeton e na Escola de Direito de Virginia, obtendo também, doutorado na Universidade John Hopkins. Woodrow Wilson era professor de ciência política antes de tornar-se reitor da Universidade de Princeton em 1902. Nesta época, com uma boa reputação já construída, Wilson iniciou a carreira política, como Governador de New Jersey em 1910 e, posteriormente, como Presidente dos Estados Unidos, em 1912.

Woodrow Wilson foi responsável por estabelecer várias reformas sociais por meio de leis que proibiram o trabalho infantil, limitaram o trabalho dos ferroviários e garantiram o direito de voto às mulheres. Através da Lei Underwood, introduziu nos EUA, várias reformas econômicas que reduziam as tarifas alfandegárias e também criavam um imposto de renda federal gradual. No entanto, não foram estas leis que concederam prestígio ao Presidente. Ele é lembrado pela liderança durante e após a Primeira Guerra Mundial. Com uma estratégia bem elaborada, posicionou-se de forma neutra no início do conflito e em 1917, declarou guerra contra a Alemanha, assegurando que tornaria o mundo "seguro para a democracia". Essa política externa mudou completamente o rumo da guerra a favor dos Aliados e no ano seguinte, levou ao término da mesma.

Segue-se que a política de Woodrow Wilson definiu uma nova era para as relações internacionais, visto que foi ele quem procurou estabelecer, ao redigir o tratado dos 14 pontos – que ficaram conhecidos como “14 pontos de Wilson” –, a paz pós-guerra e, além disso, determinar as diretrizes fundamentais para a criação de uma organização internacional que pretendia arbitrar disputas entre os países e prevenir guerras futuras. Este foi o primeiro esforço diplomático global que desencadeou na criação da Liga das Nações.

Era por meio dessa política, o presidente esperava evitar novos conflitos, mediante tratados que não humilhassem nem impusessem penas exageradas aos Estados vencidos, incitando uma “paz sem vencedores”. Ainda convém lembrar que os 14 pontos de Wilson foram rejeitados pelo Congresso dos EUA e, como consequência, os deixou fora da Liga das Nações, fundada sob os princípios do Tratado de Versalhes, que anos mais tarde, falhou em impedir a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Ao fim dessa desastrosa guerra, a Liga das Nações, apesar de seu fiasco total, inspirou uma nova tentativa de cooperação internacional, desta vez, construída sobre uma estrutura sólida, resultando na criação da Organização das Nações Unidas (ONU).

Contudo, entende-se que as diretrizes de paz, estabelecidas por Woodrow Wilson, deram início a uma conduta de cooperação entre os Estados e introduziu a forma diplomática para a resolução dos conflitos internacionais. Assim, em 1919, Wilson foi honrado, merecidamente, pela comunidade internacional por sua notável contribuição para a paz mundial, ao receber o Nobel da Paz.



REFERÊNCIAS

HISTORY. Woodrow Wilson. Disponível em: <http://www.history.com/topics/us-presidents/woodrow-wilson> Acesso em: 04 de abril de 2015.

THE WHITE HOUSE. Woodrow Wilson. Disponível em: <https://www.whitehouse.gov/1600/presidents/woodrowwilson> Acesso em: 04 de abril de 2015.

Veja também
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Destaques

Um site que é a cara do curso de Relações Internacionais. 

Notícias do dia
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Redes sociais 
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Blogger Social Icon
  • Wix Twitter page
  • Wix Facebook page
Follow us 
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Blogger Icon
bottom of page