top of page
Buscar

Destaques da Semana no Mundo: 20/05 a 26/05/2015

  • Matheus Fernandes - acadêmico do 2° semestre de
  • 26 de abr. de 2015
  • 3 min de leitura

Nations Condemn New Islamic State Massacre of Christians

“Nações condenam novo massacre do Estado Islâmico aos Cristãos” *


Militantes de guarda dos cativos cristãos etíopes aparentemente em uma praia na Líbia pouco antes de decapita-los, nesta imagem ainda tirado de um vídeo divulgado neste domingo. O filme mostrou a morte de cerca de 30 indivíduos em dois grupos. | REUTERS

Mais um massacre promovido pelo grupo terrorista Estado Islâmico (EI) provoca repúdio diante a comunidade internacional. O governo dos Estados Unidos considerou como um “assassinato brutal” o massacre de 30 cristãos etíopes em território líbio, país que se encontra mergulhado em uma instabilidade política desde 2011, destacou o crecimento de atos terroristas na região.


Leia a matéria acessando o link:



The $18bn arms race helping to fuel Middle East conflict

“Corrida armamentista de US $ 18 bilhões tem incentivado a continuação dos conflitos no Oriente Médio” *


Artilharia Arábia dispara conchas para posições Houthi da fronteira saudita com o Iêmen. Fotografia: Faisal al Nasser / Reuters

No Oriente Médio onde conflitos armados tem sido constante, o investimento em armamentos cresce continuamente. Isto porque, a venda de armas em grandes quantidades por paises ocidentais alimenta conflitos e tensões na região, caracterizando essa fase crítica como uma nova corrida armamentista.


Leia a matéria na íntegra acessando o link:



Pentagon declares cyberwarfare ‘an option’ in conflicts for the first time

“Pentágono declara que guerra cibernética é ‘ uma opção’ para evitar conflitos diretos” *


O secretário de Defesa dos Estados Unidos Ash Carter (à direita), na foto com o Joint Chiefs of Staff presidente Martin Dempsey, está na Califórnia tentando chegar a empresas de tecnologia para ajuda sobre segurança cibernética. Foto: AFP

Nova estratégia de segurança anunciada esta semana pelo Pentágono ressalta o uso da guerra cibernética como meio eficaz de proteção contra países adversários e colocam conflitos diretos em segundo plano. Essa nova estratégia está inserida no documento produzido pelo Departamento de Defesa, que estabelece os novos parâmetros da política ofensiva e defensiva do governo americano no ciberespaço. Este documento abrange temas de grande relevância para o poscionamento norte-americano no Sistema Internacional, como, a ciberespionagem internacional.


Entenda o caso acessando o link:



Obama Again Bows to Turkish Pressure in his April 24 Statement

“Obama se curva novamente a pressão turca em sua declaração de 24 de abril” *


Fonte: <http://brasil.elpais.com/brasil/2015/04/22/internacional/1429718492_977293.html> Acesso em: 25/04/2015

Em recordação ao centenário do genocídio armênio que ocorreu esta semana, diversas nações manifestaram seu repúdio ao massacre cometido pelo Império Otomano. Contudo, o termo “genocídio” ainda não é utilizado por algumas nações. Em sua declaração anual sobre este massacre o presidente Obama, mais uma vez, não utilizou o termo genocídio. O que desperta a insatisfação do goveno armênio, o qual alega que ocorre uma coerção do governo turco para dificultar o reconhecimento deste fato de forma plena e justa.


Entenda as relações políticas entre as nações envolvidadas no caso acessando o link:



Do not send me your huddled masses

“Não nos enviem seus refugiados” *


5.jpg

Diante das tragédias ocorridadas no mar mediterrâneo nas últimas semanas, a União Europeia se reuniu em busca de novas formas para lidar com os problemas referentes a migração desproporcional para o continente e planos de emergência para evitar desastres ainda maiores. Apesar da comoção da comunidade internacional sobre a região, divergências e imposições assumidas por pontências europeias constituem os entraves na busca por melhorias no sistema da União Europeia para imigrantes e refugiados.


Acompanhe a matéria acessando no o link:



1,400 Killed as massive quake hits Nepal sends tremors across borders, 52 die in India; rescue operations on

“1.400 pessoas morreram em um grande terremoto que atingiu o Nepal. Os Tremores ultrapassaram as fronteiras do país e 52 pessoas morreram na Índia; As operações de salvamento continuam” *


Pessoas entulho claro na Praça Durbar de Kathmandu, um Patrimônio Mundial da UNESCO, que foi severamente danificada por um terremoto no sábado. (AFP Photo)

Terremoto de magnitude 7,9 graus na escala Richter atingiu o Nepal causando ondas de destruição em todo país. Considerado o pior em 81 anos, os abalos sísmicos resultaram na morte de 1.341 pessoas, segundo as autoridades locais este número ainda pode aumentar. Os Tremores de terra foram se alastrando e atingiram cidades distantes no norte e sul da Índia. Cercado por áreas montanhosas de difícil acesso, a população local recebe ajuda dos países vizinhos nas buscas por sobreviventes.


Nota:

* Tradução minha

 
 
 

Comments


Veja também
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Destaques

Um site que é a cara do curso de Relações Internacionais. 

Notícias do dia
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Redes sociais 
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Blogger Social Icon
  • Wix Twitter page
  • Wix Facebook page
Follow us 
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Blogger Icon

Uma produção dos acadêmicos de Relações Internacionais da Universidade da Amazônia.

 

© 2019 Internacional da Amazônia 

bottom of page