Pensamentos Internacionais: A constituição do Sistema Internacional e de suas bases de compreensão
Friedrich Viktor Kratochwil (1944) é um cientista político alemão, com mestrado em Relações Internacionais pela Universidade de Georgetown e ph.D. em Ciência Política, pela Universidade de Princeton. Foi professor da Universidade da Universidade Columbia, de Pricenton, entre outras. Trabalhou como editor do European Journal of International Relations, atualmente é professor visitante do doutorado da Faculdade de Ciência Política, Políticas Públicas e Relações Internacionais da Universidade da Europa Central (CEU).
Kratochwil, assim como os outros teóricos construtivistas, baseia suas pesquisas na ideia de que o Sistema Internacional é constituído pelas ações dos agentes que o compõem. Este teórico analisa as funções das normas na sociedade a partir da relação entre a linguagem, a retórica e a constituição do mundo social.
![friedrichkratochwil.jpg](https://static.wixstatic.com/media/65c9e5_e015a1d6915541dca8e27e0dafefb077.jpg/v1/fill/w_467,h_700,al_c,q_80,enc_auto/65c9e5_e015a1d6915541dca8e27e0dafefb077.jpg)
“Precisamente porque a distinção de Carr entre ‘realismo’ e ‘idealismo’ tem logrado tanto sucesso em servir de suporte a certos compromissos substantivos, ela estabeleceu as bases para que ‘realismo’ e ‘legalismo’ informassem Relações Internacionais e Direito Internacional no que se refere às suas próprias compreensões enquanto disciplinas. Desconstruir esta história disciplinar é, portanto, um dos primeiros passos na direção de uma análise teórica mais frutífera da política internacional e do Direito Internacional”.
KRATOCHWIL, Friedrich. Constructivism as an Approach to Interdisciplinary Study, in K. Firke e E. Knud (eds.), Constructing International Relations: The Next Generation. 2001. New York/London.