top of page

Rendição da Alemanha na Segunda Guerra: otimismo e choque de realidade

Em 08 de Maio de 2015, comemora-se os 70 anos daquela que foi a mais sangrenta guerra da história da humanidade, sendo conhecida como Segunda Guerra Mundial. Esta iniciou em 1939 e perdurou até 1945.

Durante todos estes anos de conflito, aconteceram diversos tipos de violências. Os fatos mais marcantes envolvem os horrores vividos pelos judeus durante o holocausto, os quais eram mortos em câmaras de gás, além dos extermínios e genocídios de ciganos, negros e homossexuais. Tudo isso acontecia em nome da chamada “raça branca”, definida por Adolf Hitler. Esta é a história mais letal da humanidade, onde cerca de 70 milhões de civis foram mortos.

Historiadores acreditam que a Segunda Guerra Mundial tenha começado por conta da invasão da Polônia, pela Alemanha Nazista, no dia 01 de Setembro de 1939. No entanto, alguns países europeus já estavam em guerras internas, em busca da dominação de novos territórios, maior poder econômico, e ampliação de novas colônias. Assim, o ataque dos japoneses à base das forças armadas dos Estados Unidos no Pacífico, em Pearl Harbor, influenciou significativamente para que este aderisse uma posição de influência na Segunda Guerra Mundial, ao lado dos aliados.

A Guerra terminou em 1945, com a vitória dos aliados e a rendição da Alemanha, modificando a estrutura política, organizacional, social mundial. Diante deste sangrento conflito os Estados passaram a se direcionar em busca da paz mundial. Com isto, houve a criação da Organização das Nações Unidas (ONU), a qual tem como objetivo principal estimular a cooperação entre os países e evitar novos conflitos internacionais. Contudo, o final da II Guerra Mundial deixou a União Soviética e os Estados Unidos como grandes superpotências rivais, começando, assim, um novo conflito que depois ficaria conhecido como Guerra Fria.

Portanto, podemos ver que o mundo se tornara bipolar e capitalista, sendo liderado pelos Estados Unidos, e o socialistas, liderado pela União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Isto levou a um novo rearranjo político do Sistema Internacional e a uma Nova Ordem Mundial, que se estendeu de 1945-1991, com a reunificação da Alemanha, a qual, antes, era dividida em socialista e ocidental, tendo fim com a queda do muro de Berlim, o maior marco de luta e resistência contra a Guerra Fria.

Por estes e muitos outros motivos, devemos tomar o dia 8 de maio como um marco para a história mundial, haja vista que a rendição da Alemanha iniciou uma nova fase de tratamento entre os Estados. Esta data deve ser vista de forma ainda mais especial pelos internacionalistas, pois foi um período de intensa transformação e reordenação do Sistema Internacional, sendo também chave para o desenvolvimento da história das relações internacionais.


Veja também
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Destaques

Um site que é a cara do curso de Relações Internacionais. 

Notícias do dia
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Redes sociais 
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Blogger Social Icon
  • Wix Twitter page
  • Wix Facebook page
Follow us 
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Blogger Icon
bottom of page