top of page

Atuação das OINGs em catástrofes: O caso do Nepal

Ao final da Guerra Fria, diversas transformações culturais, políticas e econômicas aconteceram no Sistema Internacional. Dentre as principais mudanças, pode-se destacar o avanço da globalização, o fortalecimento da ideia de cooperação internacional e o surgimento de novos atores internacionais. Neste sentido, começaram a surgir diversas Organizações Internacionais Não Governamentais (OINGs), que na época, auxiliaram na reconstrução da Europa e no cuidado de combatentes que se feriamnos conflitos.

Com o passar do tempo, estas instituições foram ganhando força e passaram a atuar de forma a garantir uma sociedade justa, lutando pelos direitos humanos e promovendo ajuda humanitária aos países e pessoas que precisam. O objetivo das OINGs é garantir o bem público, visto que são organizações sem fins lucrativos.

Por “bem público”, deve-se compreender como sendo a proteção da vida e da saúde humana, bem como diminuir (ou até mesmo erradicar) a discriminação de raça, sexo, religião, classe social, dentre outros problemas sociais. É a partir desta compreensão que a atuação destas organizações se faz necessária em catástrofes, como no caso de Nepal.



No final de abril de 2015, ocorreu um grande terremoto no Nepal deixando milhares de mortos e feridos além de um incalculável número de patrimônios culturais destruídos, fazendo com que o governo nepalês decretasse estado de crise.

A mobilização internacional nos locais atingidos para ajudar as vítimas do terremoto é intensa. Diversas OINGs estão no país em busca de eventuais sobreviventes em meio aos destroços e também para apoiar os feridos.

Partindo do pressuposto que as OINGs são uma forma de aproximação da sociedade civil com o aparelho estatal, pode-se concluir que o papel delas é fundamental ao passo que levantam discussões, pressionam o Estado para a resolução de crises e atuam em parceria com ele para encontrar soluções. Essas organizações promovem um ambiente para discussões e a maior aproximação com a sociedade civil que, por vezes, o Estado não é capaz de oferecer – sendo assim um complemento para a atuação dos Estados.




REFERÊNCIAS

GWERCMAN, Sérgio. Para que servem as ONGs?. Disponível em: http://super.abril.com.br/cotidiano/servem-ongs-444432.shtml. Acesso em: 04/05/2015.

MONTEIRO, Ana Carolina. Primeiras reflexões sobre as ONGs. Disponível em: http://falandoemri.blogspot.com.br/2010/09/primeiras-reflexoes-sobre-ongs.html. Acesso em: 04/05/2015.

LIY, M. V. Um intenso terremoto abala o Nepal e provoca mais de 1300 mortes. Disponível em: http://brasil.elpais.com/brasil/2015/04/25/internacional/1429950325_883537.html. Acesso em: 04/05/2015.

Comunidade Internacional se mobiliza para ajudar vítimas de terremoto no Nepal. Disponível em: http://www.correiodopovo.com.br/Noticias/554889/Comunidade-internacional-se-mobiliza-para-ajudar-vitimas-de-terremoto-no-Nepal. Acesso em: 04/05/2015.


Veja também
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Destaques

Um site que é a cara do curso de Relações Internacionais. 

Notícias do dia
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Redes sociais 
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Blogger Social Icon
  • Wix Twitter page
  • Wix Facebook page
Follow us 
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Blogger Icon
bottom of page