top of page

Winston Churchill


Dizem que tudo aquilo que não mata, fortalece. A despeito disto, há também aqueles que, superando todas as adversidades, impactam o mundo. Existiu um líder que, por meio de uma personalidade excepcional, inspirou nações inteiras a lutarem e, mesmo diante das condições mais desfavoráveis, conseguiu enxergar a possibilidade de mudança. Trata-se de um dos maiores líderes do século XX, conhecido como o salvador da Europa, Winston Churchill.


Sua participação no cenário internacional ocorreu em um período em que se notabilizou inúmeros avanços tecnológicos, conquistas de civilizações e reviravoltas em relação ao poder. Poder este que foi disputado de forma sangrenta nas duas maiores Guerras Mundiais. Sir Winston Leonard Spencer-Churchill foi um idealista pragmático, um orador cativante, um soldado intrépido e, principalmente, um defensor das reformas sociais e da democracia.


Ele nasceu no condado de Oxfordshire, na Inglaterra, no dia 30 de novembro de 1874. Em 1893, Churchill ingressou na Academia Militar de Sandhurst e, considerado um oficial brilhante, se formou em 1895. Neste momento Winston inicia sua carreira militar, chegando a ser conhecido como o homem que amava o perigo e procurava aventuras. Tais informações foram relatadas nos seus livros e reportagens, pois também era jornalista. Churchill foi correspondente de guerra em países como Cuba, Índia e África do Sul, onde, durante a guerra dos Boers, em que foi prisioneiro, protagonizou uma fuga que o tornou herói na sua terra natal e reconhecido no mundo todo. Assim, Churchill deixou a carreia militar e entrou no ramo político inglês.


Sir Winston ingressou na política como Conservador. Entretanto, dois anos mais tarde aderiu ao Partido Liberal, no qual ocupou o cargo de Sub-Secretário de Estado para as Colônias e também de Primeiro Lorde do Almirantado. Neste momento impôs uma política de reforço e modernização da Marinha de Guerra britânica: uma preparação para a Primeira Guerra Mundial.


Seus esforços durante a Grande Guerra não surtiram o efeito esperado e, com o fim do conflito, retomou suas atividades políticas locais, tornando-se cada vez mais Conservador. Por isso, no período entre as Duas Guerras Mundiais, Winston Churchill ocupou cargos diferenciados e continuou com a reputação de político talentoso, com um conhecimento de guerra que era visto como incomum.


Um dos principais atributos de Winston Churchill como líder foi a sua capacidade de inspirar as pessoas, não importando as circunstâncias. Fruto disto era sua própria personalidade. Ele perpetuamente demonstrou determinação e optimismo. O político inglês sempre pronunciava que “o sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder o entusiasmo”. Com o aparecimento da ameaça alemã, do nacionalismo nazista e a eminência da Segunda Guerra Mundial, a Inglaterra precisava agora mais do que nunca de um homem para desafiar Adolph Hitler e a impedir a dominação alemã na Europa.


Sem a perseverança e liderança do Primeiro ministro – que teve como marca registrada o símbolo de vitória – a Inglaterra não sobreviveria aos poderosos ataques alemães direcionados à Inglaterra. Churchill foi um dos mais importantes símbolos históricos de resistência contra o nazismo alemão.


Ao manter as três potências da época aliadas – Estados Unidos, Rússia e Inglaterra – conseguiram derrotar os países do Eixo e pôr fim à Segunda Guerra Mundial. Mesmo assim, Churchill continuou a participar de questões internacionais, ao prever os perigos do expansionismo soviético, sendo o primeiro à empregar o uso da expressão “Iron Curtain” (a Cortina de Ferro), bastante conhecida e utilizada no contexto da Guerra Fria.


Em face à esta realidade, concluímos que, apesar de sua morte em 1965, é perceptível o mérito que Winston Churchill teve ao contribuir para a redefinição dos rumos que o sistema internacional tomou após o fim de um dos fenômenos mais importantes da história contemporânea.






REFERÊNCIAS:

Winston Churchill. The Biography.com. Disponível em: <http://www.biography.com/people/winston-churchill-9248164> Acesso em: 18 de maio de 2015.

WIEGREFE K. The Man Who Saved Europe. Disponível em: <http://www.spiegel.de/international/europe/the-man-who-saved-europe-how-winston-churchill-stopped-the-nazis-a-712259.html> Acesso em: 18 de maio de 2015.

Veja também
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Destaques

Um site que é a cara do curso de Relações Internacionais. 

Notícias do dia
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Redes sociais 
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Blogger Social Icon
  • Wix Twitter page
  • Wix Facebook page
Follow us 
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Blogger Icon
bottom of page