Destaques da Semana no Mundo
- Matheus Fernandes: Acadêmico do 2º semestre do
- 5 de jul. de 2015
- 2 min de leitura
After ‘no’ vote, ECB holds key for Greece
“Depois do voto "não", BCE prende a chave para a Grécia” *

Em meio a crise financeira sem precedentes e inédita entre os países que formam o bloco europeu, a Grécia realizou um referendo, no qual mais de 60% da população votou “não” contra as exigências impostas pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) e pelo bloco europeu. Com isso, o governo grego buscará novas negociações com seus credores.
Acompanhe o caso acessando o link:
Declaración del Gobierno cubano sobre relaciones con Estados Unidos
“Declaração do Governo cubano sobre a relação com os Estados Unidos” *

Como resultado de um estreitamento político-diplomático após um longo período de rivalidades, chefes de Estados de Cuba e Estados Unidos confirmam a decisão de restabelecer as relações diplomáticas entre suas respectivas capitais a partir de 20 julho. As novas relações entre estes Estados visam a cooperação entre os países, em conformidade com os princípios e propósitos defendidos pela Carta das Nações Unidas, Direito Internacional e Convenção de Viena.
Leia a matéria acessando o link:
L’Elysée rejette la demande d’asile de Julian Assange
“Governo francês nega asilo a Julian Assange” *

Pedido de asilo de Julian Assange é negado pelo governo francês. Situação jurídica e mandato de detenção europeu impossibilitam a tomada de ação da França sobre o pedido de Assange que, atualmente, encontra-se recluso na embaixada do Equador em Londres sob sérios problemas de saúde física e mental.
Acompanhe o caso acessando o link:
China endurece la represión com su nueva ley de seguridade nacional
“China endurece a repressão com nova lei de seguridade nacional” *

Com o objetivo ampliar e fortificar sua segurança nacional, o governo chinês aprovou uma nova lei que garante seus interesses nacionais. Com isto, a amplitude das mudanças propostas pelo regime autoritário chinês desperta a atenção da comunidade internacional.
Leia a matéria na íntegra acessando o link:
<http://www.abc.es/internacional/20150703/abci-china-represion-seguridad-nacional-201507031241.html>
Pope Francis can expect warm welcome and tough questions in South America
“Papa Francisco pode esperar boas-vindas calorosas e difíceis questões na América do Sul” *

Viagem do pontífice Francisco a América do Sul possui como objetivo central destacar a situação dos pobres no mundo em desenvolvimento. No entanto, espera-se que a visita do Papa coloque em xeque discussões de assuntos polêmicos até então não debatidos pela igreja católica.
Leia a matéria acessando o link:
UN erklären höchste Nothilfestufe für Jemen
“ONU declara nível de emergência no Iêmen” *

Frente ao intenso conflito no Iêmen entre Houthi xiitas contra partidários do presidente Abed Rabbo, a Organizações das Nações Unidas (ONU), declarou estado de emergência ao país, haja vista que as consequências do conflito já afetaram mais de 21,1 milhões de pessoas.
Leia a matéria acessando o link:
Stato di emergenza in Tunisia
“Estado de emergência na Tunísia” *

Após sequência de ataques na Tunísia, país declara estado de emergência e alega não ser mais seguro frente a aproximação de grupos terroristas. Medida foi declarada pelo então presidente Beji Caid Essebsi em virtude dos atentados que resultaram na morte de 38 turistas na praia em Sousse.
Leia a matéria acessando o link:
• Tradução nossa
Comments