top of page

Mahatma Gandhi



Desde os primórdios da existência humana, a religião tem sido um impulso das crenças, definindo os conceitos morais e o propósito da vida. Porém, muitas vezes, ela pode acabar interferindo na relação entre as pessoas, pois, devido ao grande número de religiões existentes ou da ausência da crença em uma religião específica, surgem desentendimentos que podem levar a conflitos.


Entretanto, o que muitos esquecem é que a religião no seu princípio mais vital e a crença no Ser ou seres sobrenaturais. Assim, Mahatma Gandhi – amplamente reconhecido como um dos maiores líderes políticos e espirituais do século XX – demonstrou ao mundo a superficialidade dos ideais de conflitos concebidos por questões religiosas ao declarar que“Deus não tem uma religião”.


Em 2 de Outubro de 1869 nascia Mohandas Karamchand Gandhi, em Kathiawar, na Índia. Ele foi um líder pacifista e principal personalidade da independência do país. Filho de uma família Hindu, Gandhi foi influenciado por ensinamentos de tolerância mútua. Aos dezoito anos iniciou seus estudos na Universidade de Londres e lá se formou em Direito (1891). Ao voltar para a Índia, a fim de praticar advocacia, não encontrou oportunidades de trabalho, porém conseguiu emprego em uma firma indiana em Natal, na África do Sul, que também era colônia britânica.


Apesar de ter feito um contrato de trabalho de apenas um ano, Gandhi se impressionou com o sistema de injustiça e de segregação racial, que era evidente no país africano no início de século XX, conhecido como “apartheid” e acabou dedicando os próximos 21 anos de sua vida enfrentando a legislação discriminatória contra os indianos e africanos. Inconformado coma discriminação racial por ele testemunhado, Gandhi foi o pioneiro do princípio de Satyagraha – resistência à tirania através da desobediência civil massiva, porém não violenta.


Emanado desta crença teorética, Gandhi voltou para a Índia em 1914 e tornou-se líder do Congresso Nacional Indiano, onde promoveu campanhas a nível nacional para mitigar a pobreza, expandir os direitos das mulheres, criar harmonia religiosa e étnica, protestar contra os impostos opressivos e eliminar as injustiças do sistema de castas.


Um exemplo da dedicação de Gandhi foi a notória campanha contra o imposto do sal em 1930, quando liderou mais de 60. 000 pessoas a marcharem 250 milhas para o mar, em desobedecia às "Leis do Sal", que proibiram os hindus deproduzirem seu próprio sal. Devido a seus ensinamentos reflexivos, Ghandi é chamado Mahatma, que significa “grande espírito”.


Mahatma Gandhi liderou movimentos separatistas como ‘QuitIndia” e, por isso, foi aprisionado várias vezes, sendo libertado logo após por falta de provas. Ademais, já que não conseguiam mantê-lo na prisão,foram planejadas por seis vezes o assassinato do líder.


Diante da simples, porém ativa vida de Mahatma Gandhi, seu legado de protesto e defesa dos direitos civis e humanos por meio da prática da não violênciatêm sido um motivo de esperança para as pessoas que continuam a ser oprimidas e marginalizadas no século XXI. Apesar dos seus feitos aplausíveis, Mahatma Gandhi nunca ganhou o Prêmio Nobel da Paz, mesmo sendo nomeado cinco vezes.


Ainda que ele não tenha sido premiado, Mahatma Gandhi continua inspirando milhares de pessoas a lutarem pacificamente contra as potências dominadoras para que possam buscar direitos iguais para os seus povos, como fizeram outros grandes líderes de direitos civis, como Martin Luther King Jr., Nelson Mandela e Aung San Suu Kyi.




REFERÊNCIAS


"Religion."Merriam-Webster.com.Disponível em: <http://www.merriam-webster.com/dictionary/religion> Acesso em 13 de setembro de 2015.


Mahatma Gandhi. Biographies. Disponível em: http://www.history.co.uk/biographies/mahatma-gandhi Acesso em 13 de setembro de 2015.

Veja também
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Destaques

Um site que é a cara do curso de Relações Internacionais. 

Notícias do dia
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Redes sociais 
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Blogger Social Icon
  • Wix Twitter page
  • Wix Facebook page
Follow us 
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Blogger Icon
bottom of page