top of page

Resenha: Gandhi

Lançamento: 1982 Dirigido por: Richard Attenborough Elenco: Bem Kingsley, Margaret Bourke-White e Edward Fox Gênero: Drama Nacionalidade: Britânica


Dia 21 de setembro comemora-se o Dia Internacional da Paz. Para homenagear esta data, a resenha será de um filme que retrata a vida de um dos maiores pacifistas que o mundo conheceu, Mahatma Gandhi. Conta um pouco da vida e das ideologias repassadas pelo indiano, considerado humilde e que pregava a não violência – Satyagraha – como meio para revolução.

O filme começa com o assassinato de Mahatma Gandhi (interpretado por Ben Kingsley) e a comoção que seu funeral causou ao mundo. Após esta cena, o filme passa a contar um pouco da trajetória de vida e como tal homem conseguiu tamanha admiração por seus atos.

Em 1893, Gandhi estava em um trem na África do Sul, recém-chegado no país a trabalho. Não conhecendo o regime de segregação racial que o país estava enfrentando, o indiano sofre discriminação pela sua cor, expulso do trem por se recusar a passar para a 3ª classe.

Após ser expulso da 1ª classe, Gandhi se revolta com o sistema e resolve escrever para os jornais da Inglaterra, além de liderar o movimento para que todos os indianos pudessem ser tratados por iguais pelo Império Britânico. Naquela época os indianos eram obrigados a portar um passe ao andarem pela rua. Para quebrar a diferença existente entre os indianos e os europeus, eles resolvem queimar o passe, fato que acaba causando a ira aos policiais que assistiam à manifestação pacifica. O líder do grupo foi agredido pela polícia e preso, porém em nenhum momento resistiu à prisão, o que acaba sendo enfatizado pelos jornais ingleses. Gandhi acaba liderando vários movimentos pacíficos em prol dos direitos dos indianos na África do Sul, desafiando assim as autoridades britânicas.

No seu retorno a Índia, em 1915, é ovacionado pelos que o aguardavam no porto. A partir de então, o pacifista começa a ter contato com personagens importantes para a independência indiana. Porém, Gandhi só vai se engajar na causa após fazer uma viagem de trem por todo o país e observar a pobreza e a desigualdade pela qual a maioria da população se encontrava.

Em suas viagens pela Índia, Gandhi consegue comover e aglutinar os milhares de indianos que o admiram e partilham de suas filosofias. Apesar de ter sido preso diversas vezes, o humilde pregador da paz nunca desanimou de conseguir a libertar seu país da dominação britânica.

As três horas são pouco para mostrar todos os feitos de Mahatma Gandhi. A obra venceu diversos prêmios da indústria cinematográfica, incluindo os Oscars de melhor filme, melhor diretor e melhor ator.

Confira o trailer do filme abaixo!


Veja também
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Destaques

Um site que é a cara do curso de Relações Internacionais. 

Notícias do dia
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Redes sociais 
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Blogger Social Icon
  • Wix Twitter page
  • Wix Facebook page
Follow us 
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Blogger Icon

Uma produção dos acadêmicos de Relações Internacionais da Universidade da Amazônia.

 

© 2019 Internacional da Amazônia 

bottom of page