top of page

Angelina Jolie: entre Hollywood e a luta pela Humanidade


Pode-se afirmar que, em razão dos muitos fenômenos que têm ocorrido nos últimos anos, estamos vivendo numa era de transição. Mudanças no cenário internacional estão afetando os rumos para o futuro, especialmente quando se diz a respeito às questões humanitárias. Fronteiras que antes separavam Estados, agora estão sendo ultrapassadas e a necessidade de unir os grupos sociais e culturais em prol de um futuro comum é, agora, mais que uma segunda opção.


Na mesa de negociações de políticas internacionais, na qual os interesses de Estados ultrapassam os “global issues” na hora de escolher entre resolução de ajustes nacionais e deveres internacionais, faz com que atores não-governamentais tomem a iniciativa em conscientizar os seres humanos de seu compromisso com a coletividade. A atriz norte-americana, Angelina Jolie é um deles.


Natural de Los Angeles, na Califórnia, Angelina Jolie Voight nasceu em junho de 1975. Diante de uma infância repleta de problemas familiares, entrou para o mundo cinematográfico e logo ganhou reconhecimento por suas genais apresentações em “Garota Interrompida", “Lara Croft” e “Mr. and Mrs. Smith”.


Se antes atraía atenções pelos seus belíssimos olhares e atuações dramáticas, Angelina passou a aproveitar a sua imagem em prol de assuntos humanitários. Foi no Comboja, em 2001 que ela descobriu sua vocação humanitária, ao deparar-se com as condições de vida adversas no país atormentado por guerras e, então adotou o primeiro filho do casal Jolie-Pitt.


Angelina Jolie e Brad Pitt, o mais badalado casal de Hollywood não só chamavam atenção pelos seus talentos no cinema, mas também por terem dedicado grande parte de suas atenções para a causa humanitária. Juntos, criaram a Fundação Maddox Jolie-Pitt, a qual é dedica ao desenvolvimento e conservação ambiental no Camboja. Angelina Jolie também fundou a Parceria Educativa para Crianças de Conflitos, Médicos sem Limites e o Kids in Need of Defense (KIND). Estas são algumas das 29 instituições das quais os Pitt’s fazem parte. Ademais, em termos de doações, o casal já financiou mais de $20 milhões para a caridade.


Em outro aspecto, após a dramática experiência no Camboja, Angelina pretendia fazer mais pelo mundo, então coordenou missões para os refugiados da Serra Leoa, Tanzânia e Paquistão. Logo após suas participações efetivas com os refugiados, Angelina foi nomeada Embaixadora da Boa Vontade do Alto Comissariado das Nações Unidas (UNHCR).


Desde que foi nomeada como Embaixadora da Boa Vontade, Angelina já visitou mais de 30 países e arriscou sua vida várias vezes para que outras pudessem ser salvas. Alguns exemplosdisso foi quando ela visitou Darfur, no Sudão, durante um conflito violento, quando foi ao Chad durante uma guerra civil, bem como indo ao Iraque e ao Líbano duranteasrevoluções nacionais.


Angelina Jolie sempre procuroufocar ajuda humanitária às pessoas que foram deslocadas por causa de um conflito militar ou de um desastre natural. Foram estes os motivos de suas visitas ao Camboja, Paquistão, Tailândia, Equador, Kosovo, Quênia, Namíbia, Sri Lanka, Jordânia, Egypto, Nova Delhi, Costa Rica, Haiti e Iraque. Recentemente, Angelina Jolie tem se envolvido ações no conflito Sírio, país que visitou várias vezes e com impasses que continuam sem solução.


A guerra civil continua a torturar a Síria numa escala inimaginável, fazendo dela a maior catástrofe mundialde refugiados já registrada. Diante disto, destaca-se que a Organização das Nações Unidas tem como principais propósitos garantir a paz e segurança internacionais. Porém, mais de quatro milhões de refugiados são vítimas de um conflito, cujos princípios não fazem referência ao povo sírio, aliás, a situação tem se tornado complexa por causa da indecisão da comunidade internacional.


No dia 24 de abril de 2015, Angelina Jolie, como enviada especial do UNHCR para o Conselho de Segurança da ONU, declarou que ser um sírio preso no conflito é como ser excluído de todas as leis e princípios que protegem uma vida inocente. Diante dos representantes dos Estados-membros lá presentes, ela intercedeu pelo povo sírio, primeiramente pedindo pela união entre os membros do Conselho de Segurança, segundo pelo auxílio legal para as saídas seguras dos sírios. Por último, Angelina clamou por mais responsabilidade da comunidade internacional, exemplificando que a impossibilidade de chegar a soluções diplomáticas tem forçado mais de 52 milhões de pessoas a serem “sem estado, sem humanidade”.


Em virtude do que foi mencionado, Angelina Jolie, mesmo sem o poder político, econômico ou social de um representante de Estado, tem sido uma inspiração para milhares de pessoas por demonstrar – por meio de atitudes – que elase importa com o rumo da humanidade.


Corajosa, elegante e talentosa, Angelina é ganhadora de Oscar e de muitos outros prêmios pelos seus feitos humanitários nos últimos 10 anos de dedicação e ajuda aos negligenciados e mais necessitados. Angelina Jolie continuará a defender atitudes de empatia nos líderes mundiais, pois defende que não devemos estigmatizar e impedir que alguém tenha aspire ter uma vida digna. Devemos sempre amparar ao invés de rebaixar.




REFERÊNCIAS:


Biography.com Editors. Angelina Jolie. Disponível em: <www.biography.com/people/angelina-jolie-9356782> Acesso em 27/09/2015.


UNHCR. Angelina Jolie Pitt Fact Sheet. Disponível em: <http://www.unhcr.org/pages/49db77906.html> Acesso em: 27/09/2015.


UNHCR. Angelina Jolie Pitt’s Speech to the UN Security Council.Disponível em:<www.unrefugees.org/2015/04/angelina-jolies-speech-to-the-un-security-council/> Acesso em: 27/09/2015.

Veja também
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Destaques

Um site que é a cara do curso de Relações Internacionais. 

Notícias do dia
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Redes sociais 
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Blogger Social Icon
  • Wix Twitter page
  • Wix Facebook page
Follow us 
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Blogger Icon
bottom of page