top of page

Resenha

Uma Lição de Vida

Lançamento: 14 de agosto de 2014

Direção: Justin Chadwick

Elenco: Oliver Litondo, Naomie Harris e Tony Kgoroge.

Gênero: Biografia/Drama

Nacionalidade: Reino Unido


A resenha de hoje será em homenagem a duas datas do calendário das Nações Unidas. No dia 1º de Outubro a ONU comemora o Dia Internacional das Pessoas Idosas e no dia 5 o Dia Mundial dos Professores. Então, a fim de homenagear estas duas datas tão significativas para a comunidade internacionais, as quais evidenciam a importância dos idosos e dos professores na construção da sociedade, apresentamos o filme Uma Lição de Vida.

O filme é baseado em uma história real que conta um pouco da vida de Kimani N'gan'ga Maruge (Oliver Litondo). Ele é um senhor de 84 anos e ex-revolucionário que lutou pela independência do Quênia, país este que sofreu, durante décadas, diversas torturas nas mãos dos colonizadores ingleses. O filme mostra que Maruge nunca aprendeu a ler nem escrever, pois na época em que o Quênia era colônia da Inglaterra, a educação era restrita aos negros. Neste sentido, as histórias de torturas e lutas que Maruge enfrentou em busca de conseguir a tão sonhada independência de seu país são mostradas no filme através de lembranças do personagem.

Quando Maruge ouve na rádio que o governo queniano está dando educação de graça e para todos, ele fica motivado em aprender e vai até a escola da região para se matricular e iniciar os estudos. Porém, por sua idade avançada, os professores colocam diversos empecilhos para sua matrícula. No entanto, Maruge consegue resolver todos os empecilhos colocados pelos professores e, devido à sua insistência em querer estudar, acaba comovendo aprofessora Jane Obinchu (Naomie Harris), a qual aceita o desafio em colocá-lo dentro da sala de aula com as crianças. Pela idade, Maruge levanta a indignação de alguns pais que não aceitam ter um “velho” junto com seus filhos, ocasionando diversos problemas para a professora Jane.

A história despertou a curiosidade dos jornalistas e rápido ganhou os noticiários, levantando a suspeita, por partes dos que não aceitavam, que o octogenário e a professora Obinchu estivessem ganhando dinheiro com toda atenção e publicidade provocada pela história. Apesar das constantes mentiras e ameaças das quais a professora Obinchu é alvo, ela não desiste de ensinar o queniano a ler e a escrever.

O motivo que levou Maruge a querer aprender a ler e escrever foi uma carta recebida do presidente, e mesmo enfrentando todo tipo de adversidades para conseguir seu objetivo, ele nunca desistiu. Em um dos diálogos do filme é dito que “Uma pessoa aprende até ter terras em seus ouvidos”. Por toda sua perseverança, Kimani Maruge foi considerado pelo Livro dos Recordes a pessoa mais velha do mundo a começar a escola primária.

Por tal fato, ele inspirou no mundo todo uma nova geração a ir para a escola pela primeira vez, além de ter sido convidado pelas Nações Unidas, em 2005, para discursar sobre o poder da educação. E, diante disto, podemos ver que a educação é um dos primeiros passos para a pessoa humana conseguir realizar seus objetivos de forma digna, além de ser um direito de todos, independente da idade em que se inicia.


Veja também
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Destaques

Um site que é a cara do curso de Relações Internacionais. 

Notícias do dia
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Redes sociais 
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Blogger Social Icon
  • Wix Twitter page
  • Wix Facebook page
Follow us 
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Blogger Icon
bottom of page