Resenha
Uma Lição de Vida
![](https://static.wixstatic.com/media/65c9e5_e1ce71c7093344adb59062be3b4b8457.jpg/v1/fill/w_409,h_600,al_c,q_80,enc_auto/65c9e5_e1ce71c7093344adb59062be3b4b8457.jpg)
Lançamento: 14 de agosto de 2014
Direção: Justin Chadwick
Elenco: Oliver Litondo, Naomie Harris e Tony Kgoroge.
Gênero: Biografia/Drama
Nacionalidade: Reino Unido
A resenha de hoje será em homenagem a duas datas do calendário das Nações Unidas. No dia 1º de Outubro a ONU comemora o Dia Internacional das Pessoas Idosas e no dia 5 o Dia Mundial dos Professores. Então, a fim de homenagear estas duas datas tão significativas para a comunidade internacionais, as quais evidenciam a importância dos idosos e dos professores na construção da sociedade, apresentamos o filme Uma Lição de Vida.
O filme é baseado em uma história real que conta um pouco da vida de Kimani N'gan'ga Maruge (Oliver Litondo). Ele é um senhor de 84 anos e ex-revolucionário que lutou pela independência do Quênia, país este que sofreu, durante décadas, diversas torturas nas mãos dos colonizadores ingleses. O filme mostra que Maruge nunca aprendeu a ler nem escrever, pois na época em que o Quênia era colônia da Inglaterra, a educação era restrita aos negros. Neste sentido, as histórias de torturas e lutas que Maruge enfrentou em busca de conseguir a tão sonhada independência de seu país são mostradas no filme através de lembranças do personagem.
Quando Maruge ouve na rádio que o governo queniano está dando educação de graça e para todos, ele fica motivado em aprender e vai até a escola da região para se matricular e iniciar os estudos. Porém, por sua idade avançada, os professores colocam diversos empecilhos para sua matrícula. No entanto, Maruge consegue resolver todos os empecilhos colocados pelos professores e, devido à sua insistência em querer estudar, acaba comovendo aprofessora Jane Obinchu (Naomie Harris), a qual aceita o desafio em colocá-lo dentro da sala de aula com as crianças. Pela idade, Maruge levanta a indignação de alguns pais que não aceitam ter um “velho” junto com seus filhos, ocasionando diversos problemas para a professora Jane.
A história despertou a curiosidade dos jornalistas e rápido ganhou os noticiários, levantando a suspeita, por partes dos que não aceitavam, que o octogenário e a professora Obinchu estivessem ganhando dinheiro com toda atenção e publicidade provocada pela história. Apesar das constantes mentiras e ameaças das quais a professora Obinchu é alvo, ela não desiste de ensinar o queniano a ler e a escrever.
O motivo que levou Maruge a querer aprender a ler e escrever foi uma carta recebida do presidente, e mesmo enfrentando todo tipo de adversidades para conseguir seu objetivo, ele nunca desistiu. Em um dos diálogos do filme é dito que “Uma pessoa aprende até ter terras em seus ouvidos”. Por toda sua perseverança, Kimani Maruge foi considerado pelo Livro dos Recordes a pessoa mais velha do mundo a começar a escola primária.
Por tal fato, ele inspirou no mundo todo uma nova geração a ir para a escola pela primeira vez, além de ter sido convidado pelas Nações Unidas, em 2005, para discursar sobre o poder da educação. E, diante disto, podemos ver que a educação é um dos primeiros passos para a pessoa humana conseguir realizar seus objetivos de forma digna, além de ser um direito de todos, independente da idade em que se inicia.