A Importância da Assembleia Geral da ONU na Solução de Problemas Globais

Após o estouro da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e o fracasso da Liga das Nações, os ideais pacifistas ganharam nova força com a criação da Organização das Nações Unidas (ONU) em 1945, que partia de um discurso de cooperação entre os Estados para a construção de uma paz estável no Sistema Internacional.

A ONU reconhece a cooperação internacional como principal meio para promover o desenvolvimento econômico, social, cultural e humanitário em prol da convivência pacifica entre as distintas nações do Sistema Internacional. Por esta razão, ficou decidido, na Carta da ONU – tratado estabelecedor das Nações Unidas – que para acompanhar os múltiplos mandatos da Organização seriam criados seis órgãos principais: a Assembleia Geral, o Conselho de Segurança, o Conselho Econômico e Social, o Conselho de Tutela, a Corte Internacional de Justiça e o Secretariado.

Dentre estes atrelados à ONU, a Assembleia Geral é o principal, é sendo um órgão deliberativo onde todos os 193 Estados-membros da Organização, se reúnem para tomar decisões sobre os assuntos que influenciam a dinâmica de todas as nações do mundo.

Nas reuniões, todos os países têm direito a um voto, demonstrando a igualdade entre os seus membros no que compete aos temas em pauta como, paz e segurança, aprovação de novos membros, orçamento, desarmamento, cooperação internacional, direitos humanos, etc. Após as resoluções serem votadas e aprovadas, a Assembleia faz recomendações à ONU sobre o modo pelo qual devem proceder as ações dos países mediante a situação em questão.

Dia 28 de setembro ocorreu a 70ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas na sede da Organização em Nova York. O encontro reuniu os chefes de Estado e de Governo dos 193 países-membros. Diversos assuntos de extrema importância mundial foram discutidos e, dentre eles, os principais tópicos de debate envolviam as questões sobre o desenvolvimento sustentável, a crise política e econômica que acomete alguns países do mundo, como o Brasil, e o fim do embargo norte-americano a Cuba.

Durante a cúpula coube aos Estados-membros aprovarem formalmente algumas destas políticas, tais quais, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o fim do embargo a Cuba, as quais precisam da aprovação de todos os países para entrarem em ação.

REFERÊNCIAS

MACIEL, Tadeu Morato. As teorias de relações internacionais pensando a cooperação. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/pontoevirgula/article/view/14087/10373. Acesso em 03 de out. 2015.

UNIC Rio de Janeiro: centro de informações das Nações Unidas Rio de Janeiro. Disponível em: http://unicrio.org.br/conheca-a-onu/como-funciona/. Acesso em: 03 de out. 2015.

G1 MUNDO. Disponível em: <http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/09/assembleia-da-onu-comeca-nesta-segunda-com-dilma-obama-e-castro.html>. Acesso em: 03 de out. 2015.