top of page

Os desafios da Nova Agenda da ONU: Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS



A Organização das Nações Unidas (ONU), no dia 25 de setembro deste ano, iniciou uma adoção formal para estabelecer os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Se trata de uma nova agenda de metas para os 193 Estados-membros após o ano de 2015, quando termina o prazo do compromisso firmado anteriormente pelos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), acordado em 2000.

A agenda é composta pelos 17 objetivos globais relacionados ao desenvolvimento sustentável, os quais representam ações mundiais em prol do planeta e da pessoa humana. Tais objetivos foram construídos sobre as bases estabelecidas pelos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), de maneira a complementar o trabalho que já vinha sendo desenvolvido e responder a novos desafios do Sistema Internacional.

As propostas dos ODS incluem erradicar a fome e a pobreza; promover a agricultura sustentável, saúde, educação e igualdade de gênero; além de garantir a todos o acesso à água, ao saneamento e à energia sustentável; crescimento econômico; emprego; industrialização; e redução da desigualdade.

Esta nova Agenda é mais abrangente e consequentemente mais desafiadora que os Objetivos do Milênio, pois os ODM no ano 2000, tinham uma estimativa de atingir 1bilhão de pessoas que viviam na pobreza dos países em desenvolvimento. Diferentemente, dos ODS, abordarão questões que atingem todas as pessoas e todos os países, visando ampliar o compromisso global por um mundo igualmente justo e humanitário.

Esta agenda percorre desde a integração das dimensões sociais e econômicas até a questão ambiental, tão discutida pela comunidade internacional. E também dependerá da mobilização das pessoas, dos governos e de novos parceiros no mundo todo para garantir o sucesso da sua implementação e execução, por ser uma agenda universal de amplo desenvolvimento sustentável. As metas dessa nova agenda foram discutidas e aprovadas pelos próprios Estados, sendo resultado de um acordo político.

Para que a nova agenda seja efetiva é preciso fazer com que ela seja incluída nos planos regionais de cada país. Isto se deve ao fato de que os ODM aplicavam-se, principalmente às nações mais pobres, porém esta nova agenda engloba todos os povos, e traz obrigações significativas aos Estados mais ricos.



REFERÊNCIAS


Ministério das Relações Exteriores. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Disponível em: <http://www.itamaraty.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=134&catid=100&Itemid=433&lang=pt-BR> Acesso em: 19 de Outubro de 2015.


ONUBR. 2015, momento de ação global para as pessoas e o planeta . Disponível em: <http://nacoesunidas.org/pos2015/> Acesso em: 19 de Outubro de 2015.


PNUD Brasil. Secretário-geral da ONU lança relatório sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e sobre os desafios a serem enfrentados até 2030. Disponível em: <http://www.pnud.org.br/Noticia.aspx?id=4009> Acesso em: 19 de Outubro de 2015.

Veja também
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Destaques

Um site que é a cara do curso de Relações Internacionais. 

Notícias do dia
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Redes sociais 
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Blogger Social Icon
  • Wix Twitter page
  • Wix Facebook page
Follow us 
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Blogger Icon
bottom of page