A influência da perspetiva economica de Roxa Luxemburgo nas Relações Internacionais
- Kellimeire Campos - Internacionalista formada pela
- 20 de out. de 2015
- 1 min de leitura
Rosa Luxemburgo (1871 – 1919) foi uma filósofa e doutora em economia, que estudou na Universidade de Zurique. Rosa Luxemburg foi co-fundadora da Social-Democracia do Reino da Polônia (SDKP). Em 1990, após mudar-se para Alemanha participou do Congresso da Internacional Socialista, defendendo a necessidade de ações internacionais contra o imperialismo, o militarismo e as políticas coloniais.
Luxemburgo não é uma teórica da área de Relações Internacionais, mas seus estudos influenciam as análises marxistas da área. Ela compreendia a luta pela hegemonia como uma luta permanente pela aprovação e apoio das maiorias qualificadas. Ela defendeu a liberdade e a democracia como condição para a existência da política socialista.

“O mercado interno e o mercado externo desempenham, sem dúvida, papel importante e inconfundível na evolução do desenvolvimento capitalista, não como conceitos de Geografia Política, mas como conceitos de Economia Social”.
LUXEMBURGO, Rosa. A acumulação do capital: contribuição ao estudo econômico do imperialismo; Anticrítica. São Paulo: Nova Cultural. 1985.
コメント