top of page

Dia Das Nações Unidas: os 70 Anos Da ONU


O contexto internacional pós-Primeira Guerra Mundial (1914-1918) incentivou a criação de uma organização de amplitude internacional, cujo objetivo seria impedir que novas guerras acontecessem através da condução das relações entre os países. Deste modo, com base nos 14 pontos de Woodrow Wilson (presidente dos Estados Unidos da América entre os anos de 1912 e 1921) buscou-se então, definir o caminho para a paz. Para isto, instituiu-se a primeira organização de atuação global.


Wilson, no 14º ponto de sua proposta, apontou que seria necessária a “criação de uma associação geral sob pactos específicos para o propósito de fornecer garantias mútuas de independência política e integridade territorial dos grandes e pequenos Estados”. Assim, foi criada a Liga das Nações, também chamada de Sociedade das Nações, a qual tinha por objetivo principal garantir a segurança em âmbito internacional.


Entretanto, o estopim da Segunda Guerra Mundial mostrou que a Liga das Nações falhou em seu objetivo principal, que era evitar futuros conflitos internacionais. Mas a preocupação com a segurança internacional já tinha destaque nos debates globais. Com isso, a ideia de uma Organização Internacional capaz de manter a paz foi retomada em 25 de junho 1945, ao fim da Segunda Guerra Mundial, através da criação da Organização das Nações Unidas (ONU) com a participação de 51 países, incluindo o Brasil.


O papel da nova organização não seria apenas recuperar a paz no Sistema Internacional, mas também elaborar iniciativas que garantissem a sua existência, frente a qualquer fator possível de desencadear uma guerra. A ONU também atuaria como um espaço de mediação ou intervenção na ocorrência de situações em que os Estados não pudessem lidar sozinhos, se caracterizando como um instrumento para manter a ordem internacional.


A Organização das Nações Unidas foi fundada oficialmente em 24 de outubro de 1945. Ela é composta por seis órgãos principais: a Assembleia Geral, o Conselho de Segurança, o Conselho Econômico e Social (ECOSOC), o Secretariado, a Corte Internacional de Justiça e o Conselho de Tutela, o último extinto em 1994.


Um dos órgãos mais importantes, no que se refere às novas ameaças à segurança internacional é o Conselho Econômico e Social (ECOSOC). Este tem por objetivo fazer “estudos e relatórios a respeito de assuntos internacionais de caráter econômico, social, cultural, educacional, sanitário e conexos e poderá fazer recomendações a respeito de tais assuntos à Assembleia Geral, aos Membros das Nações Unidas e às entidades especializadas interessadas” (Carta das Nações Unidas, 1945, Capítulo XX, Artigo 62).


O sistema ONU formado por quinze agências e diversos programas específicos, ligados aos principais problemas que atingem a sociedade internacional. Cada um deles atua com um mandato, regras e orçamento exclusivo, porém, ao mesmo tempo, atuam em conjunto, para garantir a segurança internacional e todas as ameaças mundiais.


Não há dúvidas de que desde sua criação, a ONU salvou milhões de pessoas de situações de pobreza, de doenças epidêmicas e das consequências das guerras. Por isso, hoje, sete décadas após sua criação, a ONU necessita se atualizar face aos novos desafios internacionais que estão em constante mudança, especialmente aqueles voltados para a segurança em variadas áreas, entre elas, a ambiental e a cibernética, por exemplo.


A ONU possui 70 anos de histórias e de transformações na política internacional, as quais influenciaram também no trabalho na sede da organização, em Nova York. Além disso, houve diversos avanços internos, como a maior participação dos Estados-membros e melhorias na divulgação do trabalho da organização, que pode ser acompanhado em qualquer lugar do mundo, com acesso à internet.

Desta forma, compreende-se a importância de celebrar a data de criação da Organização das Nações Unidas, ressaltando o papel histórico da dela no passado, no presente e no futuro das relações internacionais.


REFERÊNCIAS


HERZ, Mônica; HOFFMANN, Andrea Ribeiro. Organizações Internacionais: História e Práticas. Rio de Janeiro: Campus, 2004.


ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Carta das Nações Unidas. São Francisco, 1945.

PECEQUILO, Cristina Soreanu. Introdução as Relações Internacionais: Temas, Atores e Visões. Petrópolis: Vozes, 2005.


SANTOS, Arantxa Carla da Silva. Análise das práticas discursivas em torno da construção de uma governança global ambiental. 2013. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Internacionais) - Universidade da Amazônia, Ananindeua, 2013.


SEITENFUS, Ricardo. Manual Das Organizações Internacionais. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2003.

Veja também
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Destaques

Um site que é a cara do curso de Relações Internacionais. 

Notícias do dia
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Redes sociais 
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Blogger Social Icon
  • Wix Twitter page
  • Wix Facebook page
Follow us 
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Blogger Icon
bottom of page