top of page

120 anos de relações entre Brasil e Japão: 86 anos da presença japonesa na Amazônia


As relações diplomáticas entre Brasil e Japão, iniciaram oficialmente com a assinatura do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação, em 5 de novembro de 1895. Isto foi resultado das necessidades dos dois países diante de um cenário de plena escassez de mão de obra no território brasileiro e de superpopulação no Japão, em 1895, somado o contínuo aumento do processo de migração.


Por esta razão, em 2015, estão sendo celebrados os 120 anos de amizade entre os dois países. Além disso, comemora-se também os 86 anos da imigração japonesa para a Amazônia, que abriga uma das maiores colônias Nikkei no Brasil. A forte e rica presença da cultura japonesa possui, ainda hoje, forte influência na região.


Essa forte influência baseia-se não somente no estabelecimento de imigrantes e descendentes japoneses na região amazônica, mas também representa a inserção de suas crenças, métodos e costumes no cotidiano brasileiro. Este fator acaba resultando na integração e também na miscigenação das duas culturas.


Apesar de, por vários anos, a integração não ter ocorrido facilmente, principalmente devido à xenofobia, às guerras e por um intenso choque cultural, brasileiros, isseis, nikkeis, nisseis, sanseis e outras gerações conseguiram estreitar os laços formados e trabalhar juntos em prol de um bem comum.


Um exemplo da boa relação entre Brasil e Japão na Amazônia é a cidade de Tomé Açu, no nordeste do Pará, que foi construída por brasileiros e japoneses de forma conjunta, os quais integraram as duas culturas, e hoje, abriga não somente um vasto número de nikkeis, mas também uma das empresas agrícolas mais importantes da região no cenário atual, a CAMTA (Cooperativa Agrícola Mista de Tomé Açu).


Além disso, existem vários marcos históricos deixados pela integração de japoneses e brasileiros na região, como a Câmara de Comércio e Indústria Nipo-Brasileira do Pará, a JICA (Japan International Cooperation Agency). Esta possui programas específicos para brasileiros e nikkeis, outro exemplo é a própria CAMTA e o Consulado japonês localizado em Belém, os quais também trabalham em prol da excelente relação entre brasileiros e japoneses da Amazônia.


Desta forma, celebrando o histórico de superação de conflitos e a importância da amizade, integração e cooperação entre Brasil e Japão, nesta semana chegou a cidade de Belém o Príncipe Akishino (segundo na linha sucessória do trono do Japão) e sua esposa, Princesa Kiko. A visita tinha como objetivo principal reafirmar o bom relacionamento entre os países e celebrar a trajetória de dois povos tão diferentes que conseguiram não somente coexistir, mas se fundir e conviver como iguais vencendo preconceitos, integrando culturas e mostrando para todos que em um mundo que é marcado por conflitos, a cooperação é o melhor caminho para um futuro melhor.

Veja também
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Destaques

Um site que é a cara do curso de Relações Internacionais. 

Notícias do dia
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Redes sociais 
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Blogger Social Icon
  • Wix Twitter page
  • Wix Facebook page
Follow us 
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Blogger Icon
bottom of page