Destaques da Semana no Mundo
- Matheus Fernandes - acadêmico de Relações
- 17 de jan. de 2016
- 2 min de leitura

Maduro declara el estado de emergencia económica en Venezuela
“Maduro declarou estado de emergência econômica na Venezuela” *
O governo de Nicolás Maduro decretou nesta sexta-feira (15/01) um estado de emergência econômica para o Estado da Venezuela. A medida foi decretada após a confluência de vários fatores, entre os quais: a alta inflação nacional e a queda dos preços do petróleo. O governo espera que com o a imposição do estado de emergência o país possa se recuperar da crise que afeta todos os setores da sociedade.
Acompanhe a matéria na íntegra acessando o link:

Iran rechnet mit dem Ende der Sanktionen
“Irã espera o encerramento das sanções” *
O governo do Irã comunicou neste sábado (16/01) que espera, ainda hoje, o levantamento das sanções econômica internacionais impostas como represália ao seu programa nuclear. O ministro das relações exteriores iraniano, Mohammad Javad Zarif, irá se encontrar como o secretário norte-americano, Jonh Kerry, e o chefe da política externa da EU, Federica Mogherini, para discutir o fim das sanções.
Leia mais informações sobre o caso acessando o link:

Six takeaways from the South Carolina Republican debate
“Seis tópicos de discussão republicana em Carolina do Sul” *
No sexto e último debate dos candidatos pelo partido republicano à presidência da república realizado na quinta-feira (14/01), ocorreram discursões acaloradas com os candidatos do partido contra as políticas até então pronunciadas pelo magnata, Donald Trump. O debate pôs fim a meses de cortesia entre os candidatos que discutiram uma ampla agenda a respeito da política norte-americana antes das primárias eleições que ocorrerão em 1º de fevereiro.
Leia a matéria na íntegra acessando o link:

Burkina Faso, Al Qaeda colpisce nell’hotel degli occidentali, 26 morti
“Burkina Faso, Al Qaeda ataca hotel a oeste da capital deixando 26 mortos” *
Ataque terrorista em Ouagadaougou, capital do Estado de Burkina Faso, deixou 26 mortos e 30 feridos na última sexta-feira (15/01). Segundo autoridades africanas, cerca de 126 reféns foram libertados. O massacre foi reivindicado pela Al-Qaeda no Magrebe Islâmico "é um ataque para punir os adoradores da cruz para os crimes cometidos na República Central Africana".
Leia a matéria acessando o link:

Présidentielle taïwanaise : large victoire de l'opposante Tsai Ing-wen
“Corrida presidencial em Taiwan: Tsai Ing-wen e a vitória da oposição” *
Em dia histórico para os taiwaneses, líder do Partido Democrático Progressista (PDP), Tsai Ing-wen, tornou-se a primeira mulher a assumir a presidência da ilha. A confirmação de sua vitória ocorreu horas após o encerramento das assembleias de votação neste sábado (16/01). A vitória do partido de oposição tem como consequência para a ilha o abalo das suas relações diplomáticas com o Estado chinês.
Leia mais sobre o caso acessando o link:
* Tradução nossa
Comentários