Acontece em RI
- Internacional da Amazonia
- 3 de fev. de 2016
- 2 min de leitura
O Euro-Brics Young Leaders Platform foi criado pelo Laboratoire Européen d'Anticipation Politique (LEAP), um think-tank com sede em Paris. A Plataforma reúne jovens, acadêmicos, parlamentares, ONG’s e movimentos de juventude dos países BRICS e da União Europeia.
Um dos objetivos da Plataforma é produzir e compartilhar conhecimento sobre os principais acontecimentos internacionais através da perspectiva dos jovens. Para isto, organizam uma série de eventos, incluindo seminários e mesas redondas nos países que fazem parte dos BRICS e da União Europeia.
O Brasil é representado no Conselho Consultivo da Plataforma através do professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Alexander Zhebit e da professora de Relações Internacionais da PUC-Rio, Adriana Erthal Abdenur, também pesquisadora do BRICS Policy Center e membro do Conselho Consultivo do Departamento Político das Nações Unidas.
Hoje, alguns de seus parceiros são: a Associação dos Estados Gerais dos Estudantes da Europa (AEGEE), a Foundation for Education and Training in Political Anticipation (FEFAP), o Instituto Estatal de Relações Internacionais de Moscou (MGIMO), o Russian National Committee on BRICS Research e o Conselho Indiano de Relações Globais (Gateway House), além da Fundan University (Shangai).
Em 2016, a plataforma iniciou o processo de preparação do seu segundo Summit, que detém como temática "Sustentabilidade em um mundo Multipolar", e ocorrerá em Nova Deli no segundo semestre de 2016. No Brasil, o processo contou com a inscrição de 230 jovens. Para o processo, foi necessário que os interessados enviassem a sua posição a respeito de alguns dos principais tópicos da agenda global, além de seus currículos e um vídeo expressando a sua motivação a ser um dos selecionados a participar do evento.
Após o processo de seleção, a Universidade da Amazônia (UNAMA), teve a satisfação de ter o aluno do curso de Relações Internacionais, Demethrius Lucena, como um dos 5 jovens escolhidos a representar a delegação Brasileira no encontro.
Além disso, o aluno foi convidado a assumir o cargo de Coordenador de projetos Nacional na Plataforma Euro-BRICS, de maneira a promover o trabalho desta ao longo do ano, tanto no âmbito acadêmico quanto empresarial. Também estará presente em eventos e fóruns na Universidade da Amazônia, apresentando de maneira mais clara aos acadêmicos a proposta desta rede de jovens.
Segue abaixo o vídeo do aluno,
Kommentare