Agenda 2030 e o Desenvolvimento Sustentável da ONU
![](https://static.wixstatic.com/media/65c9e5_666f5d4f09774e66bbb0efcd86b9da40.jpg/v1/fill/w_980,h_551,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/65c9e5_666f5d4f09774e66bbb0efcd86b9da40.jpg)
A agenda 2030, firmada na última Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, ousou em pautar projetos de curto e longo prazo para todas as áreas de influência da sociedade mundial. Em parceria com estados-membros, empresários e sociedade civil, a Organização das Unidas (ONU) iniciou várias ações e campanhas para promover os dezessete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
A base da construção da Agenda 2030 está na Declaração Universal de Direitos Humanos e apoia-se em três pilares principais: econômico, social e ambiental. Pretende-se dar continuidade aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), incluindo principalmente as metas que não foram alcançadas, respaldando tais objetivos nos valores fundamentais das Nações Unidas, fortalecendo a paz mundial com mais liberdade.
Os dezessete Objetivos, são integrados e inseparáveis, não sendo possível soluciona-los ou alcança-los isoladamente. E o desenvolvimento de todos eles deve ocorrer de forma sustentável, ou seja, a fim de promover a economia e o social a partir de um planeta sustentável. Para isto, é essencial proteger o meio ambiente e manter o aumento da temperatura global abaixo de 2°C ou 1,5°C acima dos níveis pré-industriais.
Segundo o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, é impossível alcançar estes objetivos se não houver prioridade para a Erradicação da Pobreza, Fome Zero e Agricultura Sustentável. Isto se deve ao fato de milhões de pessoas em todo o mundo encontrarem-se em situação de extrema pobreza, sem acesso a alimentos que correspondam a segurança alimentar e nutricional ideal para todos. Desta maneira, através da ascensão da Agricultura Sustentável, criando e aperfeiçoando sistemas de produção agrícolas de pequenos produtores de alimentos, e por meio de outros projetos, seria possível até 2030 reduzir pela metade, ou zerar, o número de pessoas nessas condições.
Todos os países envolvidos têm sua soberania resguardada e são responsáveis pelo desenvolvimento de sua economia enraizada numa gestão sustentável, que não ofereça mais problemáticas ambientais, e promova soluções de curto e longo prazo para o desequilíbrio do meio ambiente. A partir do êxito da economia e da inclusão e melhoria na qualidade de vida para todas as nações, a justiça, paz e segurança tornam-se palpáveis para a sociedade internacional.
A Organização das Nações Unidas, torna a Agenda 2030 um marco na história da humanidade, trilhando os mesmos valores e princípios de sua criação, acreditando piamente numa sociedade em que todos desfrutem da liberdade, igualdade de direitos, paz e prosperidade. Agora, com quatorze anos pela frente, o desafio de alcançar as ousadas 169 metas não depende da ONU, mas a partir de sua visão, as soluções pretendidas vêm de forma colaborativa, tudo, a partir de todos.
REFERÊNCIAS
Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/secao/desenvolvimento-sustentavel/> Acesso em: 01 de fev. 2015.
Agenda 2030 das Nações Unidas. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/> Acesso em: 01 de fev. 2015.
Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Disponível em: <http://www.pnud.org.br/ods.aspx> Acesso em: 01 de fev. 2015.