top of page

A Viagem do Papa Francisco ao México Sob a Visão Internacionalista


A viagem apostólica do Papa Francisco ao México foi marcada pela essência pastoral, na qual o religioso atenta para problemas internos do país, como a dignidade de trabalho, tráfico de drogas a questão da fronteira com os Estado Unidos. O trajeto começou com uma breve passagem por Cuba, para o encontro com o Patriarca Kirill, da Igreja Católica Ortodoxa e terminou com afirmações doutrinais do Papa já em seu retorno a Roma.

Visto que a Igreja Ortodoxa tem muitas Igrejas particulares orientais em sua comunhão, o caminho para a unidade com os católicos é muito importante, principalmente na questão conflituosa do Oriente Médio, em especial na Síria, Egito e Iraque, como Francisco e Bartolomeu adiantaram na declaração conjunta de 2014, em Jerusalém.

Com este encontro, o Papa e o Patriarca reafirmam o compromisso espiritual e humanitário para com os cristãos perseguidos nos conflitos do Oriente Médio e Norte da África, exortando a união e ação urgente da Comunidade Internacional para pôr fim na grande violência e evitar uma nova expulsão dos cristãos daquela região. Desta forma, pode-se identificar que a liberdade religiosa é essencial para a promoção da paz, afinal, se há perseguição o conflito de interesses será contínuo e tirará o direito humano de viver em sua própria terra. Apesar de muitos templos construídos e aumento no cristianismo, a restrição da profissão de fé em alguns países tem sido preocupante, tanto no Velho quanto no Novo Mundo, pois há locais em que ser cristão é motivo de escárnio e ódios pessoais.

O México é um país que representa claramente o tipo de repressão que o cristianismo sofre, tanto no Ocidente quanto no Oriente. A chamada “Cristiada” traz na história a perseguição de laicistas da Reforma às ordens e congregações religiosas, colégios e comunidades cristãs. A Guerra dos Cristeros mostra que a liberdade religiosa tem sido ameaçada ao longo da história, initerruptamente, já que grandes fatos ocorreram em pleno século XX.

Por isto, em sua viagem, o Papa Francisco começa com um documento, juntamente com o Patriarca Kirill, fervente na liberdade religiosa, não só para cristãos, mas para todas as tradições religiosas existentes no mundo. O México conhece de perto a realidade de jovens que se rendem ao tráfico de drogas, fator preocupante, principalmente, na fronteira dos Estados Unidos.

A falta de condições dignas de trabalho, moradia, saneamento e educação levam muitos destes jovens a atravessar a fronteira com os EUA ilegalmente, o que causa um grande desconforto entre os dois países, além de muitas mortes e de alimentar a receita do tráfico de drogas. A construção de pontes pedida por Francisco, por exemplo, não pode ser interpretada tão politicamente, já que é uma fala costumeira daquele que se denomina “Construtor de Pontes” (Pontífice).

A questão social deve ser trabalhada internamente para que haja a esperança do seu povo na sua própria nação, por isso o líder fala sobre a juventude mexicana ao Corpo diplomático, autoridades e civis. Ao liderar milhares de católicos mexicanos, o Papa dirige sua palavra à população e aos seus governantes, assim como para a alta cúpula da Igreja Católica. A importância da palavra do Pontífice é suma e atenua que todos devem reconhecer a sua própria humanidade para reconhecer a dignidade do outro.



Referências:




Catequista. Disponível em: <http://ocatequista.com.br/archives/13096> Acesso em: 19 de fev. 2015.


PAULUS PP. II, Joannes. Ut unum sit. 2ª edição. Roma: Paulus,1995.


MENDONZA DELGADO, Enrique. A Guerra dos Cristeros. 1ª Edição. Edições Cristo Rei, 2013.


Documentos do Concílio Ecumênico Vaticano II: Unitatis Redinegratio. São Paulo: Paulus, 2001 (Clássicos de bolso)


Declaração Conjunta de Francisco e Kirill. Disponível em: <http://pt.radiovaticana.va/news/2016/02/13/a_declaração_conjunta_de_francisco_e_kirill_–_texto_integral/1208181> Acesso em: 19 de fev. 2015.


Documentos do Papa Francisco. Disponível em: <https://w2.vatican.va/content/francescomobile/pt/speeches/2014/may/documents/papa-francesco_20140525_terra-santa-dichiarazione-congiunta.html> Acesso em: 19 de fev. 2015.


Papa Aos Jovens. Disponível em: <http://pt.radiovaticana.va/news/2016/02/17/papa_aos_jovens_não_sejam_mercadoria_do_narcotráfico/1209205> Acesso em: 19 de fev. 2015.





Veja também
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Destaques

Um site que é a cara do curso de Relações Internacionais. 

Notícias do dia
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Redes sociais 
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Blogger Social Icon
  • Wix Twitter page
  • Wix Facebook page
Follow us 
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Blogger Icon
bottom of page