Carl Von Clausewitz e o estudo da Segurança e Estratégia Internacional
Carl Phillip Gottlieb Von Clausewitz (1780 – 1831) se formou como o primeiro da turma em 1803 na Nova Escola de Guerra de Berlim. Foi um grande general do Reino da Prússia. Após a derrota da batalha de Auerstedt, para as tropas de Napoleão Bonaparte, ocupou cargos no Estado-Maior, do Império Russo. Clausewitz foi responsável por modificar a tradição do seu período, pois para ele a guerra deveria ser um objeto científico, no qual seus elementos deveriam ser todos analisados. A obra “Da Guerra” de Clausewitz ainda influencia os estudos de Segurança e estratégia internacional, assim como, em teorias das Relações Internacionais fundamentadas em preceitos realistas.
![](https://static.wixstatic.com/media/65c9e5_2be3e2eb6fc949169dcd53a8338a73e8.jpg/v1/fill/w_277,h_182,al_c,q_80,enc_auto/65c9e5_2be3e2eb6fc949169dcd53a8338a73e8.jpg)
“A guerra não é meramente um ato de política, mas um verdadeiro instrumento político, uma continuação das relações políticas realizada com outros meios. O que continua sendo peculiar na guerra é simplesmente a natureza peculiar dos seus meios. A guerra de uma maneira geral, e o comandante em qualquer ocasião específica, tem o direito de exigir que o rumo e os desígnios da política não sejam incompatíveis com esses meios. Esta não é, evidentemente, uma pequena exigência, mas por mais que possa afetar os propósitos políticos num determinado caso, nunca fará mais do que modificá-los. O propósito político é a meta, a guerra é o meio de atingi-lo, e o meio nunca deve ser considerado isoladamente do seu propósito”.
CLAUSEWITZ, Carl Von. Da Guerra. Escola de Guerra Naval. Brasil.