top of page

Resenhas de Filmes

Spotlight: Segredos Revelados

Lançamento: 7 de janeiro de 2016 (2h8min)

Dirigido por: Tom McCarthy

Elenco: Michael Keaton, Mark Ruffalo, Rachel McAdams mais

Gênero: Drama, Suspense

Nacionalidade: EUA


A Santa Sé possui uma ampla atuação no Sistema Internacional em virtude de sua personalidade jurídica, tendo sua soberania reconhecida muito antes da assinatura do Tratado de Latrão, em 1929. Neste sentido, a Igreja e a figura do Papa possuem uma participação ativa no cenário internacional, atuando de forma positiva em diversos acontecimentos de relevância internacional. Porém, existe um outro lado que muitas vezes não nos é revelado. O filme “Spotlight: Segredos Revelados” tenta mostrar este outro lado da história.

O filme começa com a chegada de Marty Baron (Liev Schreiber) à direção do jornal The Boston Globe. Ela tenta buscar um modo de trazer para o jornal impresso a sua devida importância, haja vista que a história se passa no início do ano de 2000, quando ocorrera o boom da internet. Ao perceber indícios de crimes da Igreja sendo ignorados na cidade de Boston, Marty designa à equipe do Spotlight – a qual faz matérias investigativas – para apurar provas e irem afundo nas denúncias sobre abuso sexual cometidos por clérigos.

A equipe formada por Sacha Pfeiffer (Rachel McAdams), Mike Rezendes (Mark Ruffalo) e Matt Carroll (Brian d'Arcy James) e chefiada por Walter Robinson (Michael Keaton), começa a investigar os casos e se deparam com as vítimas que foram abusadas por um total de 15 padres da cidade. Porém, a equipe descobre que os religiosos não eram punidos por suas ações e sim afastados por determinado tempo das funções e mais tarde transferidos para outro Estado.

Ao descobrirem um padrão de pretextos utilizados para justificar o afastamento dos padres, os quais eram declarados nos livros de registros da Igreja, a equipe do Spotlight contabilizou um número muito maior do que haviam descoberto anteriormente, totalizando cerca de 87 padres somente na cidade de Boston, uma das cidades que mais possuem católicos nos EUA.

Um dos maiores problemas da equipe investigativa é a influência da Igreja católica e seu poder de acobertar as histórias. Além da instituição religiosa, os próprios cidadãos de Boston acobertam os acontecimentos ou preferem não enxergar a situação como um todo.

O filme é baseado em fatos reais e mostra um pouco da investigação por trás da matéria do jornal The Boston Globe , “Church allowed abuse by priest for years”, publicada no dia 06 janeiro de 2002, sendo uma das primeiras denúncias sobre os casos de abuso sexual cometida por clérigos e o acobertamento da Igreja Católica a ganhar destaque. Estes casos acontecem até os dias atuais e precisam de uma ação mais efetiva da Igreja Católica e do Papa para tentar coibir esses acontecimentos.

O filme relata, sem exageros, os depoimentos das vítimas e o sofrimento que elas passaram. Produzido por trás de uma investigação jornalística coerente e com ótimas atuações, o filme Spotlight ganhou o Oscar de melhor filme e melhor roteiro original em 2016. Um filme que aos poucos vai prendendo a atenção do público para a descoberta de um desfecho já conhecido, mas que não deixa de instigar pelo modo como chegaram até a publicação da matéria no jornal.


Veja também
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Destaques

Um site que é a cara do curso de Relações Internacionais. 

Notícias do dia
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Redes sociais 
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Blogger Social Icon
  • Wix Twitter page
  • Wix Facebook page
Follow us 
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Blogger Icon
bottom of page