top of page

Edson Arantes do Nascimento - Pelé


O esporte está presente na vida do ser humano há anos. Na antiguidade, o homem já praticava atividades que influenciaram em práticas esportivas da atualidade, como a caça e a corrida, sempre tendo um viés de competitividade. E com o futebol, não foi diferente. A popularização desse esporte movimenta nações inteiras, na tentativa de conciliar a paz com a prática esportiva. Há diversos relatos do uso do futebol como forma de diplomacia e via de acesso para alcançar a paz, como o famoso “Jogo de Guerra”, onde britânicos e alemães resolvem fazer a “Trégua do Natal”, em que trocaram presentes e até jogam uma partida de futebol durante a Iª Guerra Mundial em 1914. E se estamos falando de futebol e diplomacia, não há como não falar no maior jogador de todos os tempos, Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido como Pelé, ou até Rei Pelé. Brasileiro, nascido em Três Corações - MG, em 23 de outubro de 1940, formado em Educação Física, o Rei é conhecido por ter sido o primeiro futebolista profissional a marcar mil gols na carreira. Começou jogando profissionalmente no Santos Futebol Clube e, em 1956 (16 anos), marcou seu primeiro gol como profissional. No ano seguinte, já estreava pela Seleção Brasileira justamente contra os argentinos, marcando o seu primeiro gol com a amarelinha. Pelé se tornou o mais jovem jogador a fazer um gol pela Seleção, naquela época, assim como o mais jovem a vestir aquela camisa. Muitos não sabem, mas o Santos não foi o único clube no qual Pelé atuou, ele também foi atleta do New York Cosmos, dos Estados Unidos, onde jogou por duas temporadas (1975/76 e 1976/77), se aposentou e se tornou Presidente Honorário. Dentre os mais variados títulos coletivos, pode-se citar: Bicampeão da Libertadores da América e do Torneio Intercontinental (1962, 1963), Hexacampeão do Campeonato Brasileiro (1961, 62, 63, 64, 65 e 68), mas pode-se dizer que o fato de ter ganhado uma Copa do Mundo aos 17 anos de idade é o maior deles. Ganhou ainda mais duas com a Seleção Brasileira, é o maior artilheiro não só do Brasil, mas de todos os tempos, com 1281 gols. Assim como não recebeu apenas a condecoração de melhor jogador de futebol do mundo, mas de melhor esportista do século XX pelo Comitê Olímpico Internacional.

Podemos perceber a importância da figura de Pelé quando analisamos seus precedentes fora do esporte. Chegou a participar de telenovelas, programas de televisão, jogos de vídeo game, filmes em sua homenagem, além de ter lançado, em 2011, o livro “Primeiro Tempo,” com fatos de sua história. Virou celebridade, se aproximou de vários artistas nacionais e internacionais. Ultrapassou as fronteiras do entretenimento, invadindo também, o meio social, político e cultural internacionalmente. Pelé foi premiado por grandes figuras internacionais como Rainha Elizabeth II, com título “Sir-Cavaleiro Honorário do Império Britânico” (1997) por popularizar o futebol no mundo. Já Nelson Mandela o premiou com o título “Laureus World Sport Award” por sua carreira. Recebeu, também, da UNICEF, o título de Jogador de Futebol do Século, se tornando embaixador para Ecologia e Meio Ambiente pela ONU (1992), embaixador da Boa Vontade e para a Educação, Ciência e Cultura, ambos pela UNESCO (1993 e 1994 respectivamente), além de ter sido Ministro dos Esportes de 1995 a 1998, no governo do então Presidente Fernando Henrique Cardoso. Quando político, Pelé criou a “Lei Pelé”, que transforma clubes em empresas.

Todos esses prêmios, fama e gols eram pouco dentro do que o Rei do futebol poderia fazer. Em 1958, na Copa do Mundo realizada na Suécia – país de maioria branca – Pelé contemplou momentos históricos contra o racismo, muito vigente na época. Por isso, ele decidiu dedicar o seu milésimo gol ás crianças pobres do Brasil. Pelé tem seu talento reconhecido em diversos lugares, por exemplo, na Ucrânia, há um museu exclusivo para homenageá-lo que, em meio a conflitos separatistas, é um dos poucos museus ainda não afetados, por ser tratado como um “santuário”. Percebe-se que, então, por ser um ídolo brasileiro, Pelé pode ser provedor da cultura brasileira pelo mundo, um tipo de Soft Power brasileiro e do esporte.

Ainda vivo, Pelé sofre com o desgaste da idade, tendo algumas passagens recentes por hospitais. Mas este fato não o faz parar de contribuir para melhorias no âmbito global. Pelé, usualmente, leiloa bens usados na sua carreira para doações a crianças carentes, com quem sempre se preocupou. Por fim, a influência da personalidade de Pelé para o mundo é inquestionável, pois poucas são as pessoas as quais conseguem, através do esporte, unir nações, expandir ideais e promover a paz.


REFERÊNCIAS

Portal Educação. História do Esporte. Disponível em: <http://www.portaleducacao.com.br/educacao-fisica/artigos/50997/a-historia-do-esporte>. Acesso em: 27 de março de 2016.

Mais Curiosidade. 30 coisas que você não sabia sobre Pelé. Disponível em: <http://www.maiscuriosidade.com.br/30-que-voce-nao-sabia-sobre-pele/>Consultado em 27 de março de 2016.

Sport TV Globo. Filme lembra episódio em que futebol promoveu paz na 1ª Guerra Mundial. Disponível em: <http://sportv.globo.com/site/programas/sportv-news/noticia/2013/08/filme-lembra-episodio-em-que-futebol-promoveu-paz-na-1-guerra-mundial.html>. Consultado em 27 de março de 2016.


Imortais do Futebol. Craque Imortal, Pelé. Disponível em: <http://imortaisdofutebol.com/2012/12/28/craque-imortal-pele/>.Consultado em: 27 de março de 2016.


ETERNO, Pelé. Direção: AnibalMassaini Neto. TeleImagem; Anima Produções Audiovisuais; Cinearte Produções Cinematográficas. Brasil, 2004. 120 min. Cor-p&b.




Veja também
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Destaques

Um site que é a cara do curso de Relações Internacionais. 

Notícias do dia
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Redes sociais 
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Blogger Social Icon
  • Wix Twitter page
  • Wix Facebook page
Follow us 
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Blogger Icon
bottom of page