top of page

A Política Externa de Hillary Clinton


Favorita em pesquisas para nomeação como candidata presidenciável do Partido Democrata, Hillary Clinton, de 69 anos, é ex-secretária de Estado, ex-senadora por Nova Iorque, ex-primeira-dama (casada com Bill Clinton) e aposta em suas experiências para levar a indicação democrata. Em sua carreira, tem defendido os direitos das mulheres, o acesso à educação e a igualdade de oportunidades para ambos os sexos. Por ter sido favorável a guerra contra o Iraque, Hillary foi derrotada em 2008 ainda na fase de pré-candidatura pelo atual Presidente norte americano Barack Obama, do qual, embora defenda muitos aspectos das medidas adotadas em seu governo, se diferencia por manter uma política externa mais agressiva. Buscando maximizar seu apoio entre as bases do Partido Democrata, mudou o eixo progressista, adotando um discurso populista contra as desigualdades e pondo-se contrária a Obama no tocante à imigração. Clinton acredita que é preciso empreender uma reforma migratória em um país que detém mais de 11 milhões de imigrantes em situação irregular e se propôs a abrir as portas da cidadania norte-americana para este grande contingente humano, comprometendo-se a não deportar crianças e nem membros de suas famílias, e assim garantiu que essa política somente será adotada aos imigrantes sem documentos e que se mostrarem perigo aos Estados Unidos. Em relação ao espinhoso assunto de reatamento das relações diplomáticas com Cuba motivado por Obama, a possível presidenciável afirma apoiar integralmente, mostrando-se a favor do fim do embargo , bem como sugere a evolução do regime cubano para a democracia e o fomento aos direitos humanos. Diferentemente de seu concorrente a candidatura, Bernie Sanders, em relação à política externa dos Estados Unidos para a América Latina, Clinton mostrou-se favorável a ajudar Porto Rico a reestruturar-se de sua dívida colossal de mais de 70 bilhões de dólares, o que fez com que Clinton obtivesse vantagem sobre Sanders no estado da Flórida, que conta com uma imensa comunidade de porto-riquenhos, graças ao voto hispânico. Clinton é crítica ferrenha dos multimilionários que pagam menos impostos que a classe trabalhadora, assim como do sistema judicial e policial que levou os EUA a quadruplicar em 35 anos sua população carcerária. Após a vitória na Super Terça no estado de Nevada, Hillary coloca-se um passo a frente para se tornar a pré-candidata Democrata, provavelmente disputando com o pré-candidato Republicano Donald Trump. Desde então, a Hillary Clinton aposta no discurso de unidade, honestidade e confiança, rebatendo o lema defendido por Trump de “tornar a América grande outra vez”, o substituindo por “tornar a América uma só”, afirmando que é preciso reestabelecer os laços de confiança no país.


REFERÊNCIAS

El País. Hillary Clinton começa a disputar o voto dos seguidores de Donald Trump. Disponível em: <http://brasil.elpais.com/brasil/2016/03/02/internacional/1456887664_799578.html> Acesso em: 09 de Março de 2016.

El País. Quem é quem? Os candidatos democratas à Casa Branca em 2016. Disponível em: <http://brasil.elpais.com/brasil/2015/10/14/internacional/1444839402_195039.html > Acesso em: 09 de Março de 2016.

El País. Clinton e Sanders prometem acabar com as deportações de imigrantes. Disponível em:< http://brasil.elpais.com/brasil/2016/03/10/internacional/1457584206_684304.html > Acesso em: 10 de Março de 2016.

BBC. Vitória em Nevada e Carolina do Sul deixam Hillary e Trump mais fortes na 'Super Terça'. Disponível em: < http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2016/02/160221_nevada_previas_jf> Acesso em: 12 de Março de 2016.

BBC. De primeira-dama e senadora a pré-candidata democrata: quem é Hillary Clinton. Disponível em: < http://www.bbc.com/portuguese/videos_e_fotos/2016/02/160212_video_hillary_clinton_my> Acesso em: 12 de Março de 2016.

El país. Hillary Clinton apela às bases progressistas em sua campanha. Disponível em: < http://brasil.elpais.com/brasil/2015/05/16/internacional/1431733249_800381.html> Acesso em: 12 de Março de 2016.



Veja também
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Destaques

Um site que é a cara do curso de Relações Internacionais. 

Notícias do dia
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Redes sociais 
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Blogger Social Icon
  • Wix Twitter page
  • Wix Facebook page
Follow us 
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Blogger Icon
bottom of page