top of page

Vladimir Putin: um exemplo de liderança nacional (e possivelmente internacional)



O jogo pelo poder mundial ganhou novos ares com a liderânça do rússo Vladimir Putin que, por volta de 20 anos, comanda a política do maior país do mundo. Além disso, ele sempre disseminou valores como a unificação nacional em prol da prosperidade da sociedade civil e em busca das metas ambiciosas do povo russo. E tem dado certo.

Vladimir Vladimirovich Putin é uma das personalidades internacionais mais imprevisíveis e poderosas do mundo contemporâneo, entretanto, ele nem sempre foi assim. Nascido em Leningrad (hoje St. Petersburg), na Rússia, dia 7 de outubro de 1952, Putin veio de uma família ordinária, simples e tinha paixão por esportes e inteligência artificial. Quando estava na sexta série, percebeu que novas prioridades estavam surgindo em sua vida e que elas não seriam alcançadas se não melhorasse nos seus estudos. Foi aí que decidiu que ele precisava alcançar alguma coisa na vida, exemplo que muitos de nós também podemos aplicar nas nossas vidas.

Dessa forma, Vladimir Putin se formou em Direito na Universidade Estadual de Leningrad, em 1975, e logo ingressou no Serviço de Espionagem Russo, o KGB. Após o golpe de estado contra o então presidente Mikhail Gorbatchov, Putin deixa a KGB e inicia a sua jornada na política rússa, tornando-se o primeiro-ministro do presidente Boris Yeltsin em agosto de 1999.

Putin diz: “Você tem que sempre pensar no futuro, sempre pensar adiante”; e foi por meio desse pensamento que se tornou presidente da Rússia, no dia 31 de dezembro de 1999. Com o fim da Guerra Fria, a Rússia estava instável em todos os âmbitos e Putin sabia que qualquer coisa que ele fizesse para impedir com que a Rússia desmoronasse, o deixaria orgulhoso do seu trabalho. Sendo eleito com mais de metade dos votos no seu primeiro mandato e com 71,31% dos votos no segundo mandato. O povo rússo reconhece a grandiosidade do seu líder quando o nível de aprovação do seu governo está em 89%; sendo que permanece assim desde 2012.

Internacionalmente, Vladimir Putin exerce a sua influência “step by step”, atuando de forma estratégica e inteligente, enfraquecendo o domínio estadunidense e da OTAN na região do ‘rimland’ – faixa de terra costeira que circunda Eurasia – defendida pelo geopolítico Nicolas Spykman. Suas vitórias militares e políticas na Síria e Criméia comprovam isso e, por outro lado, o apoio à Grécia, Edward Snowden e outros países do Oriente Médio dão sustento aos seus princípios de política externa, enquanto que muitos as chamam de hybrid warfare.

Contudo, podemos afirmar que o jogo de poder internacional está se tornando mais acirrado na segunda década do século XXI. Devem ser feitas projeções e questionamentos quanto ao Brexit, à UE, e ao futuro presidente norte-americano, pois, o desenvolvimento desses fatores definirão a excelência ou não da liderança de Vladimir Putin no cenário internacional.


REFERÊNCIAS


PUTIN, Vladimir. Personal Website Biography. Disponível em: <http://eng.putin.kremlin.ru/bio> Acesso em: 12 de junho de 2016.


BIOGRAPHY. Vladimir Putin Biography. Disponível em: <http://www.biography.com/people/vladimir-putin-9448807> Acesso em: 12 de junho de 2016.

Veja também
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Destaques

Um site que é a cara do curso de Relações Internacionais. 

Notícias do dia
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Redes sociais 
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Blogger Social Icon
  • Wix Twitter page
  • Wix Facebook page
Follow us 
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Blogger Icon
bottom of page