SECRETARIADO DAS NAÇÕES UNIDAS
Os séculos XIX e XX foram marcados por um crescimento sem precedentes em todos os aspectos, sobretudo ao nível da população, das relações internacionais, da economia, dos transportes e dos armamentos. O uso deste último elemento durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) deixou o mundo com mais de 18,6 milhões de mortos . Para impedir uma segunda guerra, foi criada a Sociedade das Nações (SDN), mas ela falhou e o mundo conheceu a Segunda Guerra Mundial – que foi pior do que a primeira deixando mais de 60 milhões de mortos. A falha da SDN levou a crença pela possível existência de uma organização melhor. Talvez seria por isso que Noam Chomsky afirmou que “o poder está cada vez mais concentrado em instituições que nunca prestam contas”.
![](https://static.wixstatic.com/media/65c9e5_e4803bcb4caf400780a9edec7940495a~mv2.png/v1/fill/w_980,h_654,al_c,q_90,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/65c9e5_e4803bcb4caf400780a9edec7940495a~mv2.png)
No dia 24 de outubro de 1945 foi fundada a Organização das Nações Unidas, com o objetivo principal de impedir uma nova guerra mundial. O órgão mais importante da estrutura da ONU é o Secretariado, o qual é chefiado pelo Secretário-Geral. A nomeação do secretário é feita pela Assembleia Geral, seguindo recomendação do Conselho de Segurança. E, diante disto, cerca de 16 mil pessoas trabalham no Secretariado da ONU.
O Secretario-Geral é o mais alto funcionário da organização e, segundo a Carta das Nações Unidas, deve obedecer aos princípios de independência e imparcialidade. O oitavo e atual secretário é Ban Ki-moon, sul-coreano e sucessor de Kofi Annan. Com o dever de prestar serviços a outros órgãos das Nações Unidas, ele administra também os programas e as políticas que elaboram e "levar à atenção do Conselho de Segurança qualquer assunto que em sua opinião possa ameaçar a manutenção da paz e segurança internacional como estipulado na carta da organização. O Secretariado,que, liderado por Ban Ki-Moon, tem 6 principais funções: Administrar as forças de paz; Analisar problemas econômicos e sociais; Preparar relatórios sobre meio ambiente ou direitos humanos; Sensibilizar a opinião pública internacional sobre o trabalho da ONU; Organizar conferências internacionais; Traduzir todos os documentos oficiais da ONU nas seis línguas oficiais da Organização.
Alem dessas funções, o Secretário-Geral tem direito a usar bons ofícios e passos dados pública ou privadamente para impedir que as disputas internacionais cresçam, se elevem ou se espalhem. A aplicação destas funções favoreceu muito o multilateralismo e fez do Secretariado, um órgão indispensável para a ONU. Sabe-se que muitos conflitos foram impedidos pelo Secretariado como no Camboja, em El Salvador, na Guatemala, em Moçambique, na Namibia, e no Tadjikistão.
A possessão de uma força amada, por parte da ONU, conhecido como “os capacetes azuis” foi criticada por muitos e as intervenções dessa forças são as vezes qualificadas como opostas ao conceito de guerra justa mas; se não houvesse essa força, será que a ONU seria respeitada do mesmo jeito?
John Stuart Mill afirma: "a liberdade do indivíduo deve ser, portanto, limitada; ele não pode fazer de si mesmo uma perturbação para outros". Essa citação pode se aplicar aos Estados também. A ONU é sem dúvida um dos atores mais importante das relações internacionais. Com seu Secretariado que coordena a maior parte das ações e com seu secretariado que busca solucionar os diversos conflitos no mundo, podemos dizer que até agora, ela está cumprindo uma boa parte do seu papel.
Mas será que a ONU não cometeu alguns erros? Com certeza. Será que ela é uma organização sem falhas? Não. Mas pelo menos, sua criação ajudou a humanidade. E como Thomas Hobbes disse "sem um poder comum capaz de mantê-los em temor respeitoso, os homens se encontrarão naquela condição a que se chama de guerra".
REFERÊNCIAS
ONU BRASIL. O secretário-geral. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/o-secretario-geral/> Acesso em: 10 de julho de 2016.
ONU BRASIL. Secretariado. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/conheca/como-funciona/o-secretariado/> Acesso em: 10 de julho de 2016.
Primeira Guerra Mundial. Disponível em: <https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Primeira_Guerra_Mundial#Consequ.C3.AAncias> Acesso em: 10 de julho de 2016.
Secretário-geral das Nações Unidas. Disponível em: <https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Secret%C3%A1rio-geral_das_Na%C3%A7%C3%B5es_Unidas> Acesso em: 10 de julho de 2016.
Segunda Guerra Mundial. Disponível em: <https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Segunda_Guerra_Mundial> Acesso em: 10 de julho de 2016.
Sociedade das Nações. Disponível em: <https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Sociedade_das_Na%C3%A7%C3%B5es> Acesso em: 10 de julho de 2016.