top of page

Fidel Castro


Como podemos definir o que é a verdade? Ao discutirmos Fidel Castro por exemplo, nos deparamos com muitos repertórios, mas não chegamos a um entendimento comum, ademais a verdade de uns se sobrepõe a verdade de outros. Não obstante, enquanto que uns o condenam por ser um autocrata implacável que quase levou o mundo ao abismo de uma guerra nucelar, outros admiram a sua incessante luta revolucionária pela emancipação dos povos das potências imperialistas que ainda atormentam os países mais fracos do globo. Neste dia 13 de agosto, este contestado líder celebrou, junto à comunidade internacional, o seu 90º aniversário e relembrou o mundo de seu legado.

Fidel Alejandro Castro Ruz foi presidente de Cuba desde a Revolução Cubana (1958-1959), que derrubou o governo pró-americano do general Fulgêncio Batista, até fevereiro de 2008. Foram quase 50 anos de resistência (49 anos e 49 dias) e luta contra a poderosa influência militar, ideológica e cultural estadunidense, não somente na America Latina, mas por todo o mundo. Fidel exerceu um papel predominante no cenário internacional durante a Guerra Fira. Ele é o homem cujo discurso na ONU, em 1960, foi o mais longo da história, com mais de 4 horas. Nele, Fidel Castro explicou o sentido verdadeiro da revolução cubana e das reformas humanitárias iniciadas em seu governo, ademais, ele se pronunciou contra tentativas de difamações vindas dos EUA.

Sem sossego, os EUA tenatavm de tudo para retirar Fidel Castro do poder. Com o fim da Segunda Guerra mundial e, o embate entre as duas superpotências da época, que se fazia visível, Cuba perturbava os EUA, pois eles não conseguiam assegurar – de acordo com a teoria de realismo ofensivo de John Mearsheimer – o seu “backyard”; termo utilizado para descrever a região de influência que um país deve ter para certificar os seus interesses nacionais, principalmente, a segurança nacional.

Dessa forma, Fidel Castro, no seu nonagésimo aniversário, é conhecido como o homem que os EUA não conseguiram matar. Durante seu mandato, Castro sobreviveu a mais de 643 tentativas de assassinato, na sua maioria perpetradas alegadamente pela CIA. Nas tentativas falhadas foram usados métodos tão exóticos como moluscos explosivos, injeções letais, medicamentos e charutos envenenados.

Ativista, revolucionário e impactante, Castro tinha o povo cubano ao seu lado. Por meio de uma política interna e externa firme, ele implantou um sistema socialista na ilha, acabando com a desigualdade social por meio de uma economia planificada, que contou com o apoio bélico, ideológico e financeiro da URSS. Com moral, Fidel Castro desafiou a ordem vigente da época ao resistir ao ataque de dissidentes apoiados pelos EUA na invasão da Baía dos Porcos. Indo avante, Castro enviou dezenas de milhares de soldados cubanos, além de tanques e aviões, para combateram pela independência de Angola, Etiópia e Iêmen. Alem disso, ele ajudou a treinar forças contra o apartheid na África do Sul.

Contudo, Castro se viu como o líder dos cidadãos oprimidos do mundo. Entretanto, são vários os relatos da negação e violação de direitos políticos, civis e humanos em Cuba. Por esses motivos, Fidel Castro continua sendo criticado por alguns na comunidade internacional que reconheceram o seu governo como ditatorial e ilegítimo. Mas, apesar disso, deve-se explicitar que Cuba, durante o governo de Fidel Castro alcançou índices elevados de desenvolvimento humano e social, como a menor taxa de mortalidade infantil das Américas, erradicação do analfabetismo e da desnutrição infantil. Mesmo assim, Cuba ainda conhece o processo de empobrecimento e isolamento no século XXI.

Fidel Castro, cheio de promessas e ideias ilustres, continua a propagar o seu legado mesmo após ter renunciado oficialmente à presidência em 2008, visto que ato de criticar os EUA, as guerras e as injustiças mundiais são temas frequentes na sua oratória. Mesmo com a recente reaproximação das relações diplomáticas entre os EUA e Cuba, na comemoração dos seus 90 anos, Fidel Castro preferiu apelar pela busca e preservação da paz no mundo ao dizer “temos que insistir sobre a necessidade de preservar a paz” – desejo nada inconveniente de um homem à sua altura.


REFERÊNCIAS:

BBC. Fidel Castro: Cuba's revolutionary leader. Disponível em: <http://www.bbc.co.uk/timelines/zttpfg8#zgxpycw> Acesso em: 16 de agosto de 2016.


Fidel Castro Biography. Direção de Adriana Bosch. Produção de Patricia Alvarado Núñez. WGBH Educational Foundation, 2005. DVD.


SPUTNIK. 9 curiosidades que poucos sabem sobre Fidel Castro. Disponível em:

<http://br.sputniknews.com/americas/20160813/6031952/fidel-castro- curiosidades.html> Acesso em: 16 de agosto de 2016.

Veja também
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Destaques

Um site que é a cara do curso de Relações Internacionais. 

Notícias do dia
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Redes sociais 
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Blogger Social Icon
  • Wix Twitter page
  • Wix Facebook page
Follow us 
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Blogger Icon
bottom of page