top of page

Colômbia e FARC: acordo de Paz



A Colômbia traçou, recentemente, um novo caminho juntamente com as Forças Armadas Revolucionárias Colombianas (FARC), tendo como único objetivo a paz. As negociações vem sendo feitas desde 2012, mas apenas na quarta-feira do dia 24 de Agosto de 2016, uma proposta de acordo final foi lançada. O tratado determina que as FARC devem colocar um ponto final na luta armada e em troca, terão participação ativa no sistema político colombiano. Com esse avanço nas negociações, um plebiscito para ratificar o acordo será realizado no dia 2 de Outubro, e poderá ser decisivo para o desfecho de um confronto que já deixou mais de 250 mil mortos.

Com uma ideologia marxista-leninista, as FARC surgiram em 1964, com o propósito de implementar o socialismo na Colômbia. Desta forma, a organização cresceu em área rural e inicialmente contava com algumas pretensões: reforma agrária, melhor distribuição de renda, fim da corrupção e o rompimento de relações diplomáticas com os EUA. A fim de garantir sua sobrevivência financeira, a facção ingressou no narcotráfico e realizou inúmeros sequestros, o que levou a grande perda de apoio popular, além de sofrerem acusações pelo afastamento da proposta inicial. No cenário internacional, o grupo é visto por alguns países como uma organização terrorista.

A Colômbia já fracassou três vezes em tentativas para negociar a paz. Este último tratado, realizado em Havana, prevê alguns compromissos como: Reforma agrária, cessar-fogo definitivo, participação de ex-combatentes da organização na estrutura política do país, o fim do narcotráfico, entre outros. Agora as FARC levarão a proposta de acordo a um congresso interno da organização, de modo a auxiliar na ratificação do acordo com os membros.

Para o encerramento deste capítulo, a assinatura acontecerá antes mesmo do plebiscito, para ajudar a dar um impulso ao sim. Não se sabe ao certo o que aconteceria em um cenário de eventual rejeição do acordo pelos colombianos. Além disso, a concessão de liberdade para os líderes da guerrilha ainda pode ser um entrave para a aceitação do acordo por organismos internacionais como a ONU e Santa Sé, sendo uma das instituições de maior respeito pelo setor conservador colombiano. Por outro lado, o secretário-geral das Nações Unidas, Ban-Ki-moon, que participou da cerimônia do acordo, pediu o comprometimento de todo sistema da organização e que a comunidade internacional dê total apoio à Colômbia nesta nova etapa no processo de transição rumo a paz.

Se o acordo for ratificado, esperam-se mudanças no contexto político na América do Sul. A política externa colombiana poderá ter maior efetividade no cenário internacional, tendo em vista que a organização guerrilheira sempre afetou de alguma forma as relações internacionais do país. Agora com o tratado de paz e uma possível estabilização, a Colômbia pode se tornar um ator regional importante. A fragilização política e militar que também foi causada a países vizinhos como a Venezuela, também pode diminuir.

Os esforços para a manutenção da paz não é algo novo. Immanuel Kant, um grande filósofo iluminista, cujos conceitos podem ser utilizados nas relações internacionais, defendia a prática do diálogo como formas de cooperação, bem como na prevenção e resolução de conflitos. Com o plebiscito que irá ser realizado, fica clara a autenticidade da participação da população colombiana no que tange a decisão do soberano, representando desta forma, uma via democrática, não exclusivamente defendida por Kant, mas por outros filósofos como Montesquieu. Dentro de uma perspectiva mais econômica, a teoria de Adam Smith aplicada a este caso nos levaria a crer que a continuação do conflito poderia ser prejudicial não apenas para o livre-comércio, mas principalmente para o desenvolvimento econômico como um todo da região.


REFERÊNCIAS


El país. Batalha pelo plebiscito enche de incertezas o fim da guerra na Colômbia.

Acesso em: 30 de Agosto de 2016


El país. Colômbia começa uma nova era ao concluir acordo de paz com as FARC. Disponível em: <http://brasil.elpais.com/brasil/2016/08/24/internacional/1472064662_537059.html>

Acesso em: 30 de Agosto de 2016


Acesso em: 30 de Agosto de 2016


G1. Colômbia e Farc anunciam histórico acordo de paz. Disponível em: <http://g1.globo.com/mundo/noticia/2016/08/colombia-e-farc-anunciam-historico-acordo-de-paz.html>

Acesso em: 30 de Agosto de 2016


R7. Professor de relações internacionais analisa acordo de cessar-fogo entre Colômbia e as Farc. Disponível em: <http://noticias.r7.com/record-news/jornal-da-record-news/videos/professor-de-relacoes-internacionais-analisa-acordo-de-cessar-fogo-entre-colombia-e-as-farc-24062016> Acesso em: 30 de Agosto de 2016


Wordpress. As FARC e o governo colombiano: meio século de conflito.


Onu Br. Ban Ki-moon: ONU continuará apoiando Colômbia na construção de um futuro de paz.



Veja também
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Destaques

Um site que é a cara do curso de Relações Internacionais. 

Notícias do dia
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Redes sociais 
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Blogger Social Icon
  • Wix Twitter page
  • Wix Facebook page
Follow us 
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Blogger Icon
bottom of page