top of page

Dia das Nações Unidas para Cooperação Sul-Sul


O confronto bipolar entre Estados Unidos e União Soviética, conhecido como Guerra Fria, teve seu fim em 1945, mesmo período que em países do sul começaram movimentos de descolonização. Tais países, sentindo-se longe desse confronto, buscavam para si direitos de autodeterminação, soberania e desenvolvimento, indo contra os princípios colonialistas e as práticas imperialistas das grandes potências.


A cooperação entre os países do sul começou a ser realizada mais efetivamente, progredindo em esforços conjuntos e participando de debates sobre a cooperação para o desenvolvimento em foros multilaterais e arrecadando recursos para a implementação de novos projetos.


No fim dos anos 90 e início dos anos 2000 a Cooperação Sul-Sul se fortaleceu ainda mais fazendo parte de foros, reivindicando, por exemplo, na OMC, a licença compulsória de medicamentos e na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (CNUMAD) apoio financeiro e tecnológico para que novas formas de desenvolvimento fossem implantadas, sem que houvesse impactos para o meio ambiente e que os países desenvolvidos aceitassem o princípio das responsabilidades comuns, mas diferenciadas.


De acordo com Rowland (2008), a Cooperação Sul-Sul pode ser entendida como filosofia cooperativa marcada pela solidariedade entre os países do Sul que compartilham situações semelhantes em grau de desenvolvimento o que atribui a eles percepções similares quanto ao cenário internacional.


Por sua importância e relevância no cenário internacional, dia 12 de setembro é comemorado o Dia das Nações Unidas para a Cooperação Sul-Sul, o mesmo dia da adoção do Plano de Ação de Buenos Aires sobre a Cooperação Técnica entre Países em Desenvolvimento de 1978.


A cooperação sul- sul pode ser analisada na relação entre os paradigmas pluralista e globalista de Relações Internacionais. Surgindo no final dos anos 70, o pluralismo defende a diversidade de agendas, considerando os aspectos culturais e históricos das sociedades para compreender a dinâmica internacional. Sendo assim, para compreender a importância da cooperação sul-sul, é necessário considerar o cenário de colonização e descolonização e o compartilhamento de desafios e experiências semelhantes entre os países do sul, considerando relevante a participação de organizações internacionais, como a Organização das Nações Unidas (ONU), como facilitadora nesse processo.


Por sua vez, o paradigma globalista considera a economia como agenda principal das relações internacionais, e foi justamente pelo desenvolvimento econômico que a cooperação entre países do sul surgiu, buscando desenvolvimento com base na sustentabilidade.


De acordo com Ban Ki-Moon, Secretário-Geral da ONU, apesar do desempenho de muitos países em desenvolvimento, ainda restam grandes bolsões de pobreza no sul do planeta, mesmo nas economias emergentes de rápido crescimento, isso significa que se deve-se trabalhar conjuntamente para garantir que as oportunidades de prosperidade sejam distribuídas de forma mais equitativa.

Sendo assim, a Cooperação Sul-Sul é uma ferramenta que visa equilibrar o crescimento.e a igualdade em uma escala global. Portanto, precisa ser fortalecida, pois as consequências das necessidades do sul do planeta repercutem para além das fronteiras de seus países.


REFERÊNCIAS:


SARFATI, GILBERTO. Teorias de relações internacionais. São Paulo : Saraiva, 2005

UNICRIO. Dia das Nações Unidas para Cooperação Sul-Sul. Disponível em: http://unicrio.org.br/dia-cooperacao-sul-sul-12-de-setembro-2012/ Acesso em: 11 de setembro de 2016

UN. United Nations Day for South-South Cooperation. http://www.un.org/en/events/southcooperationday/ Acesso em: 11 de setembro de 2016

CASTILLO, Sara. Cooperação Sul-Sul: breves reflexões analíticas. Disponível em: < http://internacionalizese.blogspot.com.br/2012/09/cooperacao-sul-sul-breves-reflexoes.html> Acesso em: 11 de setembro de 2016


Veja também
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Destaques

Um site que é a cara do curso de Relações Internacionais. 

Notícias do dia
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Redes sociais 
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Blogger Social Icon
  • Wix Twitter page
  • Wix Facebook page
Follow us 
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Blogger Icon
bottom of page