top of page

10 ANOS FORMANDO INTERNACIONALISTA DA AMAZÔNIA PARA O MUNDO


Em 2006, a Universidade da Amazônia iniciou a história do curso de Relações Internacionais (RI) no Campus BR. Como uma ciência social aplicada foi inserida no CESA (Centro de Estudos Sociais Aplicados). No ano de 2011 o curso foi reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação) com a nota máxima.

Atualmente sob a coordenação do internacionalista formado pela UNAMA prof. MSc. William Rocha, o curso também teve como coordenadores os Professores Roberto Alcântara, Félix Prieto (docente do curso), Mário Tito Almeida (atual diretor do Centro de Ciências Humanas e Sociais da UNAMA e docente).

Com uma formação humanista, o bacharel em Relações Internacionais busca compreender a complexidade dos fatos internacionais através da convergência de disciplinas como ciência política, geopolítica, economia, finanças, história, filosofia, direito, dentre outas áreas.

No cenário amazônico os profissionais formados pelo curso de RI conseguem avaliar perspectivas e desafios internos e externos da região estratégica no qual estão situados.

Reconhecido por sua multidisciplinaridade, o trajeto do curso RI da UNAMA é repleto de atividades organizadas pelos docentes e acadêmicos que fazem com o que o curso acompanhe os acontecimentos globais de forma dinâmica, sem perder a excelência.

Além das várias atividades relevantes, como Fóruns de Relações Internacionais, Simulações da Organização dos Estados Americanos, Simulações da Organização das Nações Unidas, Feiras do Dia do Internacionalista, o curso também, ao longo destes dez anos, recepcionou o curso de extensão do ministério da defesa, a visita da Comissão Europeia e a palestra da embaixadora dos Estados Unidos.

Neste ano a UNAMA sediará a Conferência sobre Relações Exteriores (CORE) organizada pela Fundação Alexandre de Gusmão (Funag).

De acordo com o Prof. Mário Tito Almeida:

“Trazer a Conferência de Relações Exteriores marca a excelência do curso de Relações Internacionais, porque vai reunir aqui diplomatas, pesquisadores e professores. O aluno que recebe diplomatas, professores e pesquisadores passa a entender que a área que ele está estudando é muito relevante. Ou seja, percebe que o que ele está estudando na academia tem relevância na formação de políticas públicas do ponto de vista da política externa”.

Nestes dez anos o curso de RI não só cresceu como também se consolidou através de seu quadro docente qualificado e empenhado na boa formação dos futuros internacionalistas, e de seus alunos apaixonados e corresponsáveis pelo sucesso do curso.



São dez anos de uma caminhada de excelência formando profissionais amazônidas prontos para o mundo.


Parabéns a todos os internacionalistas!



Veja também
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Destaques

Um site que é a cara do curso de Relações Internacionais. 

Notícias do dia
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Redes sociais 
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Blogger Social Icon
  • Wix Twitter page
  • Wix Facebook page
Follow us 
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Blogger Icon
bottom of page