top of page

Paulo Freire: Amar as Gentes e Amar o Mundo.


Os professores têm nas mãos as chaves para um futuro melhor para todos. Eles inspiram, desafiam e empoderam cidadãos do mundo inovadores e responsáveis. Todos os dias, eles ajudam a construir sociedades inclusivas de conhecimento inclusiva, das quais precisamos para o amanhã e para o século à nossa frente. Paulo Freire foi o mais célere educador brasileiro ao escrever sobre o objetivo de conscientizar o aluno e de que ele pode vir a transformar o mundo. Por isso, neste dia 5 de outubro, comemora-se o Dia Internacional do Professor – homenagem a todos os que contribuem para o ensino e para a libertação da sociedade.


Brasileiro, natural de Recife, Pernambuco, Paulo Freire nasceu no dia 19 de setembro de 1921. Ele foi professor e filósofo, sendo reconhecido por seu trabalho com adultos analfabetos e por promover a pedagogia crítica, uma filosofia para a educação. Era por meio deste trabalho que ele propunha despertar a consciência dos oprimidos e dos alunos para assim, ressaltar a curiosidade, o espírito investigador e a criatividade nos educandos, fazendo com que eles não se acomodem ao mundo em que vivemos, mas que se inquietem com a realidade social injusta para então utilizarem do conhecimento adquirido, a fim de tomar medidas construtivas e transformar o mundo.


Paulo Freire ainda era um jovem durante o período da Grande Depressão e foi nessa época que ele conheceu as dificuldades dos oprimidos e dos menos favorecidos. Isso fez com que se tornasse promotor do desenvolvimento social. Por esta razão, começou sua carreira como professor de português do Colégio Oswaldo Cruz e chefiou um programa que alfabetizou 300 pessoas em um mês. Anos mais tarde, foi por meio do durante o governo de João Goulart, que ele o professor elaborou o Plano Nacional de Alfabetização a fim de alcançar mais de dois milhões de analfabetos no Brasil, através de círculos culturais em todo país, mas com o Golpe Militar de 1964, ele foi um dos primeiros brasileiros a se exilar.

Apesar disso, Paulo Freire foi além e escreveu um dos seus trabalhos mais conhecidos, a “Pedagogia do Oprimido”, no Chile. Esta, tornou-se referência fundamental da pedagogia crítica ao advogar por um novo método de ensino para a relação entre o professor, o indivíduo e a sociedade. Ele propôs que o educando, numa relação professor-aluno, deve ser tratado como um co-autor do conhecimento e não apenas um receptor de conteúdo. . Ele sempre afirmava que “quem ensina, aprende ao ensinar e quem aprende, ensina ao aprender”.

A coragem de pôr em prática um autêntico trabalho de educação que identifica a alfabetização como um processo de conscientização, será sempre lembrado. Em 1984, Paulo Freire ganhou o prêmio “Educação pela Paz” da UNESCO. Mais tarde, em 1994, a mesma organização criaria o Dia Mundial do Professor.


Atualmente, poucos ainda reconhecem o papel fundamental que os professores e a educação têm na sociedade e na instrução da população. Muitos se omitem de viver as sábias palavras de Paulo Freire, “educação não transforma o mundo, educação muda as pessoas, e pessoas mudam o mundo”.

REFERÊNCIAS:

CALENDARR. Dia Mundial do Professor. Disponível em: <http://www.calendarr.com/portugal/dia-mundial-do-professor/> Acesso em: 02/10/2016.

NOVA ESCOLA. Paulo Freire, o mentor da educação para a consciência. Disponível em: <http://novaescola.org.br/conteudo/460/mentor-educacao-consciencia> Acesso em: 02/10/2016.

THE FAMOUS PEOPLE. Paulo Freire Biography. Disponível em: <http://www.thefamouspeople.com/profiles/paulo-freire-4055.php> Acesso em: 02/10/2016.

Veja também
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Destaques

Um site que é a cara do curso de Relações Internacionais. 

Notícias do dia
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Redes sociais 
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Blogger Social Icon
  • Wix Twitter page
  • Wix Facebook page
Follow us 
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Blogger Icon
bottom of page