top of page

Acontece em RI: Conferência de Relações Exteriores (CORE)

Nos dias 09, 10 e 11 de novembro, o Campus Ananindeua da Universidade da Amazônia sediará um dos maiores e mais importantes eventos da área de Relações Internacionais do país.

Em sua quinta edição, a Conferência sobre Relações Exteriores (CORE) possui como principal objetivo propiciar um debate amplo sobre o pensamento diplomático, a política externa e a academia. Demonstrando um dos papeis da Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) como difusora dos estudos das Relações Internacionais pelo país.

A primeira edição do CORE ocorreu em 2012, nas dependências da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). A conferência foi estruturada em diversas mesas temáticas, que debateram assuntos relacionados à diplomacia, economia internacional, meio ambiente, cooperação entre o meio acadêmico e o meio diplomático.

No ano seguinte, foi à vez da UVV (Universidade Vila Velha), em Vila Velha (ES) sediar o evento. A segunda edição apresentou uma característica que seguiu nos anos posteriores, e que poderá ser percebida nesta quinta edição, em novembro: a utilização de um tema específico, e o possível desmembramento em distintos subtópicos.

O tema escolhido na Segunda Edição foi O Pensamento Diplomático Brasileiro. A partir dele foram discutidos os papéis desempenhados pelo corpo diplomático brasileiro entre 1750 a 1964, e a influência que estes profissionais possuíram nas ações da política externa brasileira.

Em 2014, a Universidade de Brasília, berço da área de Relações Internacionais no país, foi o local escolhido para a realização da III CORE. Neste ano, o tema discutido foi O Brasil e as Tendências do Cenário Internacional, o Ministério das Relações Exteriores em parceria com a FUNAG, suscitaram discussões que mostrassem como o país, em suas relações com a Sociedade Internacional, via o mundo e era visto pelo mesmo.

O discurso de abertura do evento, proferido pelo ex-ministro das Relações Exteriores, Luiz Roberto Figueiredo Machado ressaltou que é de suma importância para a carreira de o internacionalista reconhecer as transformações do mundo e em que posição o Brasil se encontra no cenário internacional.

Visto que um tema como o de 2014 ainda mostrava a possibilidade de novas discussões, a IV CORE, desta vez realizada nas dependências da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro, apresentou a mesma temática que a realizada em sua edição anterior. Nos três dias de eventos foram discutidos diversos temas, desde painéis que tratavam de questões ligadas aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODS) e o Clima até outros que abordavam a ONU e o futuro do Multilateralismo.

O evento do ano passado também possuía um clima de comemoração, pois completavam quinze anos da criação do primeiro curso de doutorado de Relações Internacionais no Brasil. Este clima de homenagem será transportado para o Auditório A do Campus Ananindeua em novembro, afinal, além de o ano de 2016 marcar o aniversário de 45 anos da FUNAG, o curso de Relações Internacionais da Universidade da Amazônia celebra sua primeira década de existência, o que torna a escolha de Belém como sede da V CORE ainda mais especial.

Na edição deste ano, como não poderia deixar de ser ressaltada, a Amazônia enquanto tema de discussão terá um ponto de destaque, pois serão debatidas as novas formas de poder que se apresentam no cenário internacional atual. Assim como, quais são os desafios e as oportunidades da região amazônica, seja no nível regional ou no nível internacional.

Veja também
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Destaques

Um site que é a cara do curso de Relações Internacionais. 

Notícias do dia
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Redes sociais 
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Blogger Social Icon
  • Wix Twitter page
  • Wix Facebook page
Follow us 
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Blogger Icon
bottom of page