História das Relações Internacionais do Brasil
![](https://static.wixstatic.com/media/65c9e5_64ea0b42ca0547a58aadc2a617495896~mv2.jpg/v1/fill/w_620,h_413,al_c,q_80,enc_auto/65c9e5_64ea0b42ca0547a58aadc2a617495896~mv2.jpg)
Desde o primeiro semestre do curso de Relações Internacionais, é exigida extrema dedicação de seus acadêmicos por ser o primeiro contato com a área e diversos assuntos que a mesma aborda.
O curso é bastante conhecido por trazer discussões sobre temas relevantes da atualidade, importante ressaltar que cada um destes acontecimentos surgem a partir de eventos de épocas anteriores, e por mais que os acadêmicos já tenham estudado história geral, as análises precisam ser refeitas para que sejam considerados detalhes que não foram tratados.
Devido à essa necessidade, a disciplina de História das Relações Internacionais do Brasil apresenta a política externa brasileira e a relação da mesma com os acontecimentos internos e externos durante os séculos passados, além de personalidades de extrema importância na história da diplomacia brasileira.
Um grande exemplo é Joaquim Nabuco, diplomata durante o período Imperial do Brasil, tendo sido o primeiro embaixador do país, o qual possuía análises contemporâneas e relevantes para a época, como o seu alto incentivo à abolição da escravidão, buscou por justiça social e possuía a percepção de que o Brasil e seu crescimento é intensamente vinculado aos demais países da América do Sul.
Um tópico que é abordado nesta disciplina e que desperta a curiosidade dos alunos é o período do regime de Getúlio Vargas, as mudanças que ocorreram neste período e seu envolvimento com os Estados Unidos, principalmente no período da Segunda Grande Guerra, aproximação que foi baseada nos interesses da política externa brasileira.
Outro diferencial da disciplina volta-se às discussões e análises feitas sobre a importância da Amazônia em diversos momentos da história do Brasil no cenário internacional, como a determinação de fronteiras e tratados internacionais, entre diversos outros aspectos nos quais a região tem grande destaque.
Portanto, não há dúvidas da importância da disciplina não somente durante a graduação, por servir como base para os demais semestres, mas para conhecer a respeito do modo como o Brasil atuou neste cenário internacional tão complexo.
A matéria ajuda a compreender as razões do acontecimento de eventos atuais e para percepção, a partir da história brasileira, do que podemos fazer enquanto internacionalistas para buscar as melhores formas de garantir o desenvolvimento do país e seu destaque internacional.
Referências
AMORIM, Celso. As duas vidas de Joaquim Nabuco: O Reformador e o Diplomata. Brasília: FUNAG, 2010.
A política externa de Vargas. http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas2/artigos/EleVoltou/PoliticaExterna>. Acesso em jan. de 2017.