top of page

Semana Mundial Da Harmonia Inter-Religiosa


A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou em 2010 que na semana de 01 a 07 de fevereiro de todos os seguintes anos, seria celebrada a Harmonia Inter-Religiosa, visando a promoção do dialogo e a compreensão entre os indivíduos independente da fé que professam, valorizando e incentivando, assim, uma cultura de paz.


Pensar no objetivo dessa Semana é um desafio cada vez maior devido às mudanças em todos os níveis da sociedade mundial. As viradas políticas atuais em todos os países têm reforçado o individualismo como consequência de problemáticas externas e de pressões domésticas. Sabe-se que religiões também são geradoras de conflitos sociais, culturais, políticos, territoriais e econômicos, no entanto, espera-se que haja compreensão sobre a raiz de todas as religiões, que é a paz.


Poucas teorias de Relações Internacionais se propõem a analisar o cenário internacional considerando paradigmas culturais e religiosos, mas o construtivismo levanta análises sobre a construção e ação dos Estados com base na formação de identidade, interesses e culturas. Nassor e Loureiro (2013) pontuam que a realidade é fruto da construção em que os indivíduos são atores influentes por suas interações que se expandem a relações internacionais, segundo o paradigma construtivista de agente-estrutura.


Ora, não é possível pensar diversas nações com identidades, culturas e crenças de maneira uniforme. As diferenças são próprias da individualidade de cada ser humano e através da interação em grupo familiar, meio de aprendizagem e coletividade local, formam-se proximidades e compartilhamento de identidades que influenciam na dinâmica da estrutura da sociedade e da política.


Conflitos são inevitáveis em um mundo cada vez mais interdependente, onde os interesses dos Estados se sobrepõem sobre massas. Por sua vez, religiões têm fundamental papel na construção do caráter dos indivíduos, e os moldam em suas ações. Como dito, em sua raiz, todas as religiões buscam a paz, mas as divergências de crenças e falta de dialogo entre os indivíduos, acabam por construir muros ao invés de pontes para seus objetivos.


Não apenas na Semana da Harmonia Inter-Religiosa, mas diariamente, os Estados devem ser fornecedores de espaços de diálogos entre as mais diversas religiões, pois o caminho de pessimismo que a humanidade tem trilhado nos últimos anos enfraquece crenças que sustentam o individuo, e tornam-se impedimentos para que a realidade construída no agora e para o amanhã seja de paz.


Referências

RAMOS, Nassor; LOUREIRO, Louise. Religiões e Relações Internacionais: Um amplo debate. Rio de Janeiro: UFRJ, 2013.


ONU. Semana Mundial da Harmonia Inter-religiosa. Disponível em: <http://unicrio.org.br/semana-mundial-da-harmonia-inter-religiosa-01-de-fevereiro-de-2013/ > Acesso em: 06 de Fev. 2017.

Veja também
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Destaques

Um site que é a cara do curso de Relações Internacionais. 

Notícias do dia
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Redes sociais 
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Blogger Social Icon
  • Wix Twitter page
  • Wix Facebook page
Follow us 
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Blogger Icon
bottom of page