top of page

O governo de Donald Trump e a questão dos imigrantes nos EUA à luz da teoria Neorrealista de Kenneth


A perspectiva de Kenneth Waltz, diferente do realismo moderno de Hans Morgenthau, traça uma análise sistêmica dos constrangimentos internacionais e domésticos dos Estados (CASTRO, 2012). Waltz explana o modo como as teorias de política internacional podem ser classificadas. Segundo Sarfati (2005), as teorias que se concentram em indivíduos e nações como nível de análise é reducionista, enquanto as que focam o Sistema Internacional são consideradas sistêmicas. Neste texto, busca-se focar no Sistema Internacional, portanto, no modo de análise sistêmica. Desta forma, Sarfati (2005) o define como parte do comportamento das unidades (Estados) da política internacional; cujo resultado de suas interações será encontrado na estrutura do sistema.

Sarfati (2005), afirma que a estrutura internacional é um meio de constranger as unidades do sistema por meio de condições motivadas pela socialização e competição entre os atores. "A estrutura por meio da socialização compele os Estados a evitar determinados comportamentos, mas, tal como em grupos sociais, pode haver rebeldes. Entretanto, esses rebeldes serão punidos socialmente, de forma que ou eles voltam a se comportar de forma socialmente aceitável ou serão eventualmente expulsos do grupo." (SARFATI, 2005, p. 146).

Deste modo, no caso das ações do novo presidente Norte-americano, pode-se considerar compreensíveis as atitudes de Donald Trump no que diz respeito às suas medidas de constrangimentos aos imigrantes ilegais em território estadunidense. Em uma de suas promessas ainda enquanto candidato, o atual presidente americano dizia adotar rigidez no que diz respeito a tal assunto.

Pouco antes de completar uma semana ao assumir o cargo de presidente, Trump assinou uma ordem executiva evidenciando a deportação imediata de imigrantes ilegais nos Estados Unidos. Entre as prioridades também estavam criminosos condenados, imigrantes que tenham sido presos por qualquer ofensa criminal e, que tivessem cometido fraudes ou qualquer outro crime.

Por conseguinte, a perspectiva teórica mostra que existe ainda o princípio de ordenamento regido pela anarquia internacional. Contudo, há também um modo de a unidade se sobressair em relação à outra, chamado de capacidades relativas. Esta diz respeito ao limite de ação de cada Estado perante a estrutura internacional. "As capacidades em termos waltzianos equivalem ao poder descrito em outras teorias tradicionais, como o Realismo. No entanto, o foco nas capacidades relativas implica estudar quanto poder um país tem em comparação ao outro." (SARFATI, 2005).

Sendo assim, pode-se verificar a semelhança desta teoria com a situação que vem ocorrendo nos Estados Unidos, tendo em vista o grande poderio estadunidense, tanto no que diz respeito ao soft power com suas fortes ideologias (disseminadas de maneira mais rígida agora com Trump no governo) e ao hard power (vasto poder militar).

O 45º presidente americano faz questão de deixar claras as suas ideias acerca dos imigrantes que vivem ilegalmente em seu país. Ademais, tem-se o balanço de poder que, segundo Sarfati (2005), Waltz determina como parte da premissa de que os Estados são unidades que, no mínimo, desejam preservar a si próprios e, no máximo, pretendem dominar o universo. Em função desses objetivos, os Estados utilizam meios internos para alcançá-los, como estratégias de aumento da força militar ou econômica e, meios externos como tentativas de aumentar o número de Estados em sua aliança ou diminuir a aliança de um Estado opositor.

Diante disto, percebe-se a proximidade das ideologias do governo Trump com a teoria neorrealista de Kenneth Waltz. Como proposto no conceito de balanço de poder, torna-se evidente a atitude protecionista dos Estados Unidos em relação às medidas de deportação de imigrantes com o objetivo de "preservar a si próprio", fazendo jus ao slogan de campanha de Donald Trump: "make America great again" (faça a América grande novamente) e ao seu discurso de posse, "America first" (América em primeiro lugar).

Em suma, como argumenta Sarfati (2005), o neorrealismo é uma teoria sistêmica baseada na importância da estrutura internacional estabelecida na anarquia internacional. As teorias sistêmicas baseiam-se no sistema de Estados que, segundo Waltz (1979), seria a causa permissiva à guerra, visto que a ausência de um poder central possibilita a deflagração de conflitos. Dessa forma, pode-se notar a semelhança do governo de Donald Trump com as ideias da teoria neorrealista de Kenneth Waltz, evidenciando o caso dos imigrantes nos Estados Unidos.



Referências

G1. Trump diz que está cumprindo promessa de reprimir imigrantes ilegais e delinquentes. Disponível em: http://g1.globo.com/mundo/noticia/trump-diz-que-esta-cumprindo-promessa-de-reprimir-imigrantes-ilegais-e-delinquentes.ghtml. Acesso em 12 de fevereiro de 2017

CASTRO, Thales. Teoria das Relações Internacionais. FUNAG: Brasília, 2012.

SARFATI, Gilberto. Teoria das relações internacionais. Editora Saraiva: São Paulo, 2005.

WALTZ, K. Theory of International Politics. Reading: Addison-Wesley, 1979.


Veja também
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Destaques

Um site que é a cara do curso de Relações Internacionais. 

Notícias do dia
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Redes sociais 
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Blogger Social Icon
  • Wix Twitter page
  • Wix Facebook page
Follow us 
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Blogger Icon
bottom of page