top of page

Destaques da Semana no Mundo


Manifestações romenas indicam tendência de emancipação cidadã

As manifestações romenas que, no domingo (12) atraíram o público estimado de 70 mil pessoas, buscavam, dentre outras reivindicações, o combate à impunidade de práticas de corrupção pelo governo nacional. Os atos que se estenderam por diversos dias e levaram milhares de romenos às ruas, foi desencadeado pela proposta do governo de despenalizar práticas corruptas que não atingissem prejuízos menores que aproximadamente 44 mil euros. Entretanto, o que se iniciou com uma luta contra a corrupção, gradativamente se transformou em um clamor por mudanças mais complexas na governança do país europeu, fazendo com que tais manifestações rapidamente se transformassem em um importante episódio da história da Romênia.


Para ler a notícia completa, acesse: http://jornal.usp.br/atualidades/manifestacoes-romenas-indicam-tendencia-de-emancipacao-cidada/

México responde nas ruas aos ataques de Trump

O domingo (12) foi marcado por diversas manifestações na capital mexicana em represália aos constantes ataques realizados pelo atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. As estimadas 20.000 pessoas que saíram as ruas (dentre elas representantes de universidades e personalidades locais) tinham como objetivo clamar por um posicionamento mais enérgico do presidente mexicano, Enrique Peña Neto, frente as investidas de Trump. Isto se deve ao fato de que elas passaram de apenas discurso, tornando-se ações efetivas, que influenciaram negativamente na economia do México, por exemplo.


Para ler a notícia completa, acesse:

http://brasil.elpais.com/brasil/2017/02/12/internacional/1486932258_551829.html

Powers push for ceasefire, weapons withdrawal in eastern Ukraine

Lados forçam por um cessar-fogo, retirada de armas da Ucrânia Oriental


Representantes da Alemanha, França, Ucrânia e Rússia concordaram, no sábado (18), em estabelecer um cessar-fogo, além de abandonar o uso de armas pesadas na porção oriental da Ucrânia. Com início previsto para a segunda (20), o ato pretende contribuir para a diminuição do conflito entre as Forças Armadas ucranianas e separatistas, apoiados pela Rússia, que persistem no conflito armado mesmo após a assinatura do Acordo de Paz de Minsk, que data de fevereiro de 2015.

Para ler a notícia completa, acesse: http://www.reuters.com/article/us-ukraine-crisis-idUSKBN15X0JI

Le vice-president américain rassure ses alliés européens

O vice-presidente americano tranquiliza seus aliados europeus

Michael Pence, vice-presidente dos Estados Unidos, esteve, no sábado (18), em Munique, para a Conferência de Segurança, na qual procurou minimizar as declarações de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, relacionados à participação do país na OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte). Pence afirmou que os Estados Unidos possuem aspirações semelhantes aos países europeus, representados pela primeira-ministra alemã Angela Merkel, e que os europeus possuem nos Estados Unidos seu “maior aliado”.

Para ler a notícia completa, acesse: http://www.lefigaro.fr/international/2017/02/18/01003-20170218ARTFIG00063-le-vice-president-americain-rassure-ses-allies-europeens.php

Holanda: Wilders lança campanha eleitoral com novos insultos contra muçulmanos

No lançamento da campanha do Partido da Liberdade para as eleições legislativas holandesas, previstas para o dia 15 de março, Geert Wilders, alcançou repercussão internacional ao utilizar em seu discurso um tom eurocêntrico e “anti-muçulmano”, ao afirmar que “há muita escória marroquina na Holanda, a maioria jovens, que não são levados a sério. Isto aumenta a insegurança e isto tem que mudar”. Embora o discurso tenha encontrado forte repressão, principalmente pelos partidos opositores ao de Wilders, o Partido da Liberdade se encontra em primeiro lugar nas pesquisas realizadas no país, com aproximadamente 17% das intenções de votos.

Para ler a notícia completa, acesse: http://pt.euronews.com/2017/02/18/holanda-wilders-lanca-campanha-eleitoral-com-novos-insultos-contra-muculmanos

Las instalaciones olímpicas de Rio 2016, en un estado deplorable seis meses después

As instalações olímpicas do Rio 2016, em um estado deplorável seis meses depois

Seis meses após a realização dos Jogos Olímpicos, as estruturas construídas para o evento se encontram em estado de “total abandono”. Imagens do atual estado da piscina principal, construída para as disputas de natação, e da Arena Rio 1, construída para as disputas de basquete e ginástica artística tiveram repercussão internacional. Além disso, geraram debates a respeito da falta de segurança e de manutenção por parte do governo, nas instâncias municipal, estadual e federal.

Para ler a notícia completa, acesse: http://www.lavanguardia.com/deportes/otros-deportes/20170213/421406542/juegos-rio-2016-instalaciones.html

Veja também
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Destaques

Um site que é a cara do curso de Relações Internacionais. 

Notícias do dia
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Redes sociais 
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Blogger Social Icon
  • Wix Twitter page
  • Wix Facebook page
Follow us 
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Blogger Icon
bottom of page