top of page

Donald Trump in "Back to the Past"


No século XXI, temos visto ondas de movimentos liberais, de integração e cooperação e de maior participação dos organismos internacionais nas relações mundiais. Muitos até achavam que a figura do Estado onipresente, perderia a sua importância, porém, nos últimos meses, cidadãos, acadêmicos, profissionais e demais atores internacionais foram surpreendidos pela vitória do bilionário, “businessman”, Donald John Trump nas eleições presidenciais de um dos Estados mais poderosos do planeta, os Estados Unidos. Há pouco menos de um mês sob a sua gestão na Casa Branca, o mundo percebe, no lema “America First”, a volta do conservadorismo, do protecionismo, do pragmatismo, do narcisismo, do nacionalismo e da primazia do Estado nas relações internacionais.

A história de Trump inicia com a vinda de seu avô Frederick Trump, imigrante alemão, em busca de oportunidade nos EUA. Anos mais tarde, o pai de Donald Trump, Fred Trump, começou a trabalhar no mercado imobiliário. Ele foi um grande empresário que fez fortuna no ramo da construção civil, erguendo prédios nos bairros do Brooklyn e do Queens, em Nova Iorque. Essa fortuna seria repassada para o filho dele, Donald John Trump. Nascido no Queens, Nova Iorque, no dia 14 de junho de 1946. Em 1968, Trump bacharelou-se em Economia pela Wharton School of Finance da Universidade da Pensilvânia.

Trump começou sua carreira trabalhando na Elizabeth Trump & Son, empresa de seu pai, para depois assumir o controle dos negócios e reunir os empreendimentos da família na “Trump Organization”. Donald Trump continuou investindo em grandes edifícios em Nova Iorque e assim construiu o seu bilionário império, que inclui o Trump Tower, inaugurado em 1983 e o Trump Entretainment Resort, que operava cassinos pelo mundo. A Para simpatizantes, ele costuma vangloriar-se do tamanho de seu patrimônio (estimada em US$ 10 bilhões por ele e pela revista Forbes, US$ 4,5 bilhões) e de sua habilidade para fechar negócios.

Enquanto isso, Donald Trump ganhava fama internacional. O empresário solidificou sua reputação como negociador durante sua carreira de dez anos, iniciada em 2004, como apresentador do programa de TV “The Apprentice”. Nele, Trump criticava e demitia os participantes do programa com rispidez. O atual presidente dos Estados Unidos é também dono de concessões dos concursos de beleza Miss EUA, Miss Teen EUA, além de campos de golfe em vários países. Ademais, ele já lançou diversos livros, entre eles: “A Arte da Negociação”, “Como Ficar Rico”, “Como Chegar Lá” e “Crippled America”.

Apesar dos incontáveis sucessos de Donald Trump, tanto na sua vida pessoal quanto profissional, ele coleciona também características um tanto indesejáveis para uma pessoa que almeja deixar um legado brilhante na história mundial. Seus estilos polêmicos e agressivos lhe renderam inúmeros processos na Justiça, especialmente do cunho trabalhista. Casos de hipocrisia, fracasso, discriminação, machismo e trapacearia refletem, no âmago, o caráter deste magnata.

Visto o passado de Donald Trump, podemos inferir que os próximos quatro anos de sua gestão como presidente dos Estados Unidos, serão de constante alerta para os povos mundiais. Seus discursos, centrados nas frustrações e inseguranças dos americanos, fez com que milhões deles o apoiassem nas suas políticas de ampliação do poder militar e nuclear dos EUA, do fim do plano de saúde para todos (chamado de “Obamacare”), de fechamento das fronteiras contra imigrantes ilegais e de países de maioria mulçumana (como fez George W. Bush) e, as políticas contra energias limpas, afirmando que trará de volta a indústria do “carvão “100%”.

Diante deste cenário, podemos concordar que Donald Trump fará dos EUA “grande de novo", segundo os seus critérios, colocando-o sempre em primeiro lugar. Entretanto como George Orwell afirma em seu best-seller 1984, que a heresia das heresias dos tempos atuais é o bom senso. Devemos refletir se a humanidade apela por uma volta ao passado ou se tudo isso realmente é um novo trend da política internacional.


REFERÊNCIAS

E-BIOGRAFIA. Donald Trump: Empresário norte-americano. Disponível em: <https://www.ebiografia.com/donald_trump/> Acesso em: 14 de fevereiro de 2017.

BBC. Qual a origem da fortuna de Donald Trump? Disponível em: <http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2016/04/160415_fortuna_trump_lgb> Acesso em: 14 de fevereiro de 2017.

G1, GLOBO. Conheça Donald Trump, o presidente eleito dos Estados Unidos. Disponível em: <http://g1.globo.com/mundo/eleicoes-nos-eua/2016/noticia/2016/11/conheca-donald-trump-o-presidente-eleito-dos-estados-unidos.html> Acesso em: 14 de fevereiro de 2017.


Veja também
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Destaques

Um site que é a cara do curso de Relações Internacionais. 

Notícias do dia
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Redes sociais 
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Blogger Social Icon
  • Wix Twitter page
  • Wix Facebook page
Follow us 
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Blogger Icon
bottom of page