top of page

Destaques da Semana no Mundo


Tribunal confirma impeachment de presidente da Coreia do Sul; protesto tem 2 mortos

A Corte Constitucional da Coreia do Sul confirmou nesta sexta-feira (10) o impeachment da presidente Park Geun-hye. A decisão foi tomada em decorrência de um escândalo de corrupção que envolve a multinacional Samsung e em um momento de tensão crescente com a Coreia do Norte e a China. A sentença provocou protestos de centenas de apoiadores da presidente, e dois manifestantes foram mortos em confrontos com a polícia do lado de fora do tribunal. Park é a primeira líder democraticamente eleita da Coreia do Sul a ser removida do cargo e, ela agora não tem mais imunidade presidencial e pode ser alvo de denúncia pelos crimes de corrupção, extorsão e abuso de poder, por ter conspirado com uma amiga, Choi Soon-sil.


Para ler a notícia na íntegra, acesse: http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKBN16H16S-OBRWD



La crise diplomatique empire entre les Pays-Bas et la Turquie

A crise diplomática reina entre Holanda e Turquia

A proibição contra o Ministro das Relações Exteriores turco, Mevlut Cavusoglu, para vir à Holanda a fim de participar de um comício a favor do referendo pró-Erdogan, tem motivado tensões diplomáticas entre Holanda e Turquia. Segundo o primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, o governo proibiu a visita do Ministro, justificando que há um risco para a ordem pública. O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, prometeu banir as autoridades holandesas para vir para a Turquia, mas não impediria “cidadãos de visita” holandeses. Erdogan ainda acusou os holandeses de serem “fascistas” influenciados por “vestígios do nazismo”, assim como fez atualmente na Alemanha.




Líder da China pede "muro de aço" para proteger região instável de Xinjiang

O presidente da China, Xi Jinping, pediu um “grande muro de aço” para prevenir a região turbulenta de Xinjiang, depois que uma autoridade de alto escalão disse que separatistas islâmicos representam o desafio “mais importante” à estabilidade do país. As colocações vieram a público cerca de uma semana depois do surgimento de um vídeo, supostamente do Estado Islâmico, que mostram uigures treinando no Iraque, prometendo cravar sua bandeira na China e dizendo que o sangue irá "jorrar em rios". A China teme que uigures tenham ido à Síria e ao Iraque para lutar por grupos militantes nestes locais depois de viajarem ilegalmente através do sul da Ásia e da Turquia.

Para acompanhar a notícia na íntegra, acesse: http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKBN16H1SW-OBRWD



EUA avançam com sistema antimísseis na Coreia do Sul apesar da crise política

Os Estados Unidos começaram a implantar os primeiros componentes do seu avançado sistema antimísseis na Coreia do Sul, em resposta aos testes nucleares e de mísseis balísticos da Coreia do Norte. Os militares dos Estados Unidos disseram que planejam avançar com a instalação do sistema antimísseis THAAD (Terminal High Altitude Area Defense) na Coreia do Sul, separando esse assunto da crise política em Seul. O capitão Jeff Davis, porta-voz do Pentágono, não comentou a situação política em Seul, mas descreveu o THAAD como algo que já havia sido decidido pelos dois países e que era totalmente justificado diante da ameaça norte-coreana.




Principais países da UE apostam em uma Europa de várias velocidades

Líderes da Alemanha, França, Itália e Espanha buscam formas de evitar a desintegração do bloco. A retirada do Reino Unido, a ascensão dos populismos após anos de crise econômica e as rusgas com os Estados Unidos de Donald Trump e com a Rússia de Vladimir Putin geraram uma forte tensão no interior do projeto europeu. Em um encontro em Versalhes, na França, os líderes dos países se reuniram para defender a criação de uma Europa com ritmos diferenciados entre seus integrantes. Como já acontece com o euro ou com o chamado espaço Schengen, os países que quiserem avançar mais rapidamente do que os demais em um determinado campo, poderiam se unir e avançar sem que os mais hesitantes os detivessem. Um desses campos poderia ser o da defesa, que é hoje subordinada à OTAN.



*Tradução nossa

Veja também
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Destaques

Um site que é a cara do curso de Relações Internacionais. 

Notícias do dia
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Redes sociais 
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Blogger Social Icon
  • Wix Twitter page
  • Wix Facebook page
Follow us 
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Blogger Icon
bottom of page