top of page

Destaques da Semana pelo Mundo


Coreia do Norte boicota sessão de direitos humanos da ONU e acusa "motivação política"


Na segunda-feira (13) uma comissão da ONU que analisou a situação dos direitos humanos na Coreia do Norte foi boicotada pelo país. O relatório de 2014 da Organização detalhou o uso de campos de prisioneiros políticos, fome e execuções, dizendo que as autoridades de segurança e possivelmente até o líder supremo, Kim Jong-un, deveriam enfrentar a justiça internacional. O Conselho de Direitos Humanos da ONU realizou uma sessão de duas horas sobre os abusos na República Democrática Popular da Coreia (RDPC) em meio a um aumento nas tensões na península, por causa de lançamentos de mísseis norte-coreanos na semana passada e de dois testes nucleares no ano passado.


Para ler a notícia na íntegra, acesse: http://br.reuters.com/article/topNews/idBRKBN16K1NN-OBRTP

Secretário-geral da OEA exige suspensão da Venezuela caso o país não celebre eleições livres


Depois de meses de negociações e diálogos fracassados com o Governo de Nicolás Maduro e a piora do cenário venezuelano, o secretário-geral da Organização de Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, atualizou seu relatório sobre a Venezuela, em que solicita a expulsão do país da OEA se não forem celebradas “eleições livres, justas e transparentes” de maneira imediata. O documento de 75 páginas, que denuncia a "ruptura total com a ordem democrática", também condena a repressão das vozes dissidentes pelo Governo e a falta de independência dos poderes. Uma possível expulsão cabe ao Conselho Permanente da Organização, cuja presidência atualmente é exercida por Belize.


Israel impõe “regime de apartheid” aos palestinos, diz relatório de agência da ONU

A Comissão Econômica e Social para a Ásia Ocidental da ONU publicou um relatório na quarta-feira (15) que acusa Israel de impor um “regime de apartheid que domina a população palestina como um todo” e disse que era a primeira vez que um organismo da ONU fazia claramente a acusação. Um porta-voz do Ministério do Exterior de Israel comparou o relatório publicado pela agência das Nações Unidas ao Der Sturmer, uma publicação de propaganda nazista fortemente antissemita. A subsecretária-geral da ONU e secretária-executiva da comissão para a Ásia ocidental, Rima Khalaf, afirmou que o relatório era o “primeiro do tipo” por um organismo das Nações Unidas que “claramente e francamente conclui que Israel é um Estado racista que estabeleceu um sistema de apartheid que persegue a população palestina”.


Para acompanhar a notícia na íntegra, acesse: http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKBN16M328-OBRWD


Banco Mundial defende maior integração latino-americana


Relatório lançado pelo Banco Mundial defende a necessidade de a América Latina aprofundar sua integração econômica interna. Para aumentar essa integração, o estudo traz algumas ideias. Uma delas é promover uma maior redução tarifária, o que pode atrair investimentos estrangeiros e facilitar a entrada coletiva nos mercados de exportação globais. Isso tornará a região mais competitiva nos mercados internacionais e estimulará o crescimento econômico a longo prazo, algo importante depois de dois anos de recessão. Um dos índices analisados pelo documento é de conectividade marítima, que mede a facilidade de acesso aos sistemas globais de transporte pelo mar. Em toda a América Latina, o mais bem posicionado é o Brasil, que ainda assim fica em 39º lugar mundial.

Geert Wilders was beaten, but at the cost of fuelling racism in the Netherlands

Geert Wilders foi derrotado, mas à custa de alimentar o racismo na Holanda


Na Holanda, a derrota do partido de Geert Wilders, candidato anti-Islã e anti-União Europeia nas eleições é uma vitória obtida a um alto preço pelo partido de centro-direita. O custo foi que o partido de Mark Rutter se apropriou da retórica de Wilders para vencê-lo. Ao invés de desafiar os racistas, Rutte, durante a campanha eleitoral se envolveu em uma disputa diplomática com a Turquia, o que lhe permitiu adotar linha dura contra um país de maioria mulçumana. Mark Rutte, que lidera o partido VVD, ganhou 31 dos 150 assentos no Parlamento. Rutte disse que derrotar Wilders era sobre parar o "tipo errado de populismo" e, lidar com os populistas que lidam com o medo só há três opções: ignorar, cooptar ou confrontar.




Colis piégé au FMI : un groupuscule grec pourrait être à l'origine de l'attaque

Carta bomba no FMI: pequeno grupo grego poderia estar por trás do ataque


Uma assistente executiva, representante na França do Fundo Monetário Internacional (FMI), foi ferida pela explosão de uma carta-bomba enviada ao escritório da entidade que chegou pelos correios. A funcionária que abriu a carta sofreu queimaduras no rosto e nos braços, mas não corre risco de morte. A "Conspiração Células de Fogo", que reivindicou o envio de um pacote-bomba no Ministério das Finanças alemão, também poderia ser considerada suspeita do ataque. O grupo surgiu em 2008, faz parte do movimento anarquista e extrema esquerda sempre ativo na Grécia. A secretária-geral do FMI, Christine Lagarde, classificou o ataque como "um ato de violência covarde".



*Tradução nossa

Veja também
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Destaques

Um site que é a cara do curso de Relações Internacionais. 

Notícias do dia
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Redes sociais 
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Blogger Social Icon
  • Wix Twitter page
  • Wix Facebook page
Follow us 
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Blogger Icon
bottom of page