top of page

Malala Yousafzai: voz para a educação de crianças e jovens.


A personalidade internacional homenageada hoje em nosso quadro é Malala Yousafzai, a Ganhadora do prêmio Nobel da Paz de 2014, junto ao indiano Kailash Satyarthi, “por sua luta contra a opressão de crianças e jovens e pelo direito a todas as crianças à educação.

A jovem ativista nasceu em 12 de julho de 1997, no Vale do Swat, no norte do Paquistão, país profundamente conservador e que foi dominado pelos talibãs, contrários à educação feminina. Seu pai, Ziauddin Yousafzai foi um grande incentivador dos estudos da filha, que, ao final de 2008, foi surpreendido, assim como as demais pessoas da região, com uma advertência do líder do Talibã, Mullah Fazlullah, exigindo que toda a educação feminina deveria ser interrompida em um prazo de um mês, ou as escolas seriam punidas.

Um repórter local da BBC perguntou a Ziauddin se alguns jovens estariam dispostos a falar do problema sobre seu ponto de vista. Foi quando Malala resolveu escrever para um blog, chamado de “Diário de uma estudante paquistanesa”. Na época, com apenas 11 anos, já estava atenta as mudanças ocorridas no local. O blog era escrito sob um pseudônimo, mas Malala não tinha medo de defender a educação feminina para o público.

A partir disto, a voz de Malala começou a ganhar notoriedade na região, pois as maiores vítimas do Talibã eram as meninas estudantes e, poucas pessoas discutiam o assunto. Seu pai sabia que a fama de Malala no vale a colocava em risco, mesmo não podendo prever o que aconteceria. Em 2009, uma grande operação militar havia expulsado da região a maioria dos militantes dos Talibãs, mas alguns permaneceram, discretamente.

A jovem muçulmana havia se tornado símbolo mundial da luta pelos direitos humanos, quando na tarde do dia 9 de outubro de 2012, foi baleada por extremistas talibãs em razão de seu ativismo pela educação de meninas em no país. Com isto, o episódio passou a ser acompanhado internacionalmente.

Os projeteis acertaram sua cabeça, tornando as chances de sobrevivência cada vez menores. Contudo, Malala foi levada a um hospital militar de Peshawar, onde precisou passar por uma cirurgia. Um grupo de médicos britânicos foram convidados a diagnosticar a situação da jovem. Eles sugeriram que ela fosse transferida para Birmingham, no Reino Unido, onde receberia tratamento e suas chances de recuperação seriam maiores. Ela permaneceu em coma induzido e, após dez dias do ataque, Malala despertou.

No dia 12 de julho de 2013, nove meses após o ataque e, dia do seu 16º aniversario, Malala fez seu primeiro pronunciamento público na Assembleia de Jovens da ONU, que contava com centenas de líderes mundiais. Lá, a jovem fez um apelo para que garantissem o acesso à educação para todas as crianças do mundo. Por fim, sua luta foi reconhecida e, no dia 10 de outubro, dois anos após o atentado, Malala recebeu o prêmio Nobel da Paz, tornando-se a mais jovem ganhadora da premiação. A honra ainda foi compartilhada com o ativista indiano Kailash Satyarthi.

Malala também recebeu o prêmio Sakhavov, dado pelo Parlamento Europeu como meio de homenagear pessoas ou organizações que dedicam suas vidas ou ações à defesa dos direitos humanos e da Liberdade. Além disso, em parceria com a jornalista britânica Christina Lamb, uma das mais importantes correspondentes estrangeiras a nível mundial, a historia de Malala Yousaftzai transformou-se em um livro que, tem por título, I am Malala (Eu sou Malala).


Referências


BBC. Um ano depois, menina atacada pelo Talebã reconstrói a vida. Disponível em: http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2013/10/131007_malala_perfil_rw

EL PAÍS. “Conto minha história não porque seja única, mas porque não é”.

Disponível em:

http://brasil.elpais.com/brasil/2014/12/10/internacional/1418200739_637464.html

_________. Viva Malala (e Kalash). Disponível em: http://brasil.elpais.com/brasil/2014/10/10/opinion/1412965562_136561.html

G1. Saiba quem é Malala Yousafzai, a paquistanesa que desafiou os talibãs. Disponível em: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/10/saiba-quem-e-malala-yousafzai-paquistanesa-que-ganhou-nobel.html

PENSADOR. Biografia de Malala Yousafzai. Disponível em: https://pensador.uol.com.br/autor/malala_yousafzai/biografia/

RADIO ONU. Malala Yousafzai faz apelo por educação para crianças refugiadas. Disponível em: http://www.unmultimedia.org/radio/portuguese/2015/09/malala-yousafzai-faz-apelo-por-educacao-para-criancas-refugiadas/index.html#.WNQioTsrLIV

Veja também
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Destaques

Um site que é a cara do curso de Relações Internacionais. 

Notícias do dia
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Redes sociais 
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Blogger Social Icon
  • Wix Twitter page
  • Wix Facebook page
Follow us 
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Blogger Icon
bottom of page