Thomas More e a "Utopia"
- Giulianna Oliveira – Acadêmica do 5º semestre de
- 4 de abr. de 2017
- 1 min de leitura
Thomas More nasceu em Londres em 1478, foi embaixador inglês e escritor, tendo publicado sua obra mais famosa, "Utopia", em 1516. More acreditava que as guerras são intoleráveis, as quais ele dividia entre os injustos e justos, onde o país que iniciava o conflito era considerado o injusto e o agredido o justo.
No livro "Utopia", Thomas More apresenta a ideia de uma ilha pacífica a qual seria composta por 54 cidades organizadas pelas mesmas instituições, leis, costumes e língua e que seria administrada por um príncipe escolhido através das famílias, legisladores, tendo o mesmo que governar até o dia de sua morte. Para que não nascesse um governo despótico na ilha, o príncipe compartilhava a administração com legisladores, criando um ambiente de equilíbrio de poder.

"Os utopienses abominam a guerra e a consideram uma atividade adequada somente às bestas embora seja praticada mais pelo homem do que por qualquer outra criatura e, diferentemente do que ocorre com quase todos os povos, consideram que nada é tão inglório quanto as conquistas conseguidas nos campos de batalha."
More, Thomas. Utopia. Brasília: Editora Universidade de Brasília: Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais. 2004.
Referências
SARFATI, Gilberto. Teorias de Relações Internacionais. São Paulo: Editora Saraiva, 2005.
Comments