top of page

O Brasil no mercado internacional de commodity da carne bovina


O Sistema Internacional é caracterizado pela grande importância atribuída as relações econômicas. Até a Guerra Fria, os Estados detinham a influência e comando destas relações, no entanto, com a aceleração do processo de globalização e investimentos na área de desenvolvimento tecnológico, o palco mundial abriu espaço para novos atores. Desde então, governos, empresas e diversos grupos de interesses, podem ser participantes da dinâmica econômica contemporânea, com maior ou menor participação.

As commodities internacionais são mercadorias comercializadas a nível global e influenciam na economia doméstica e externa dos países. A inserção internacional do Brasil no comércio global é, em grande parte, responsabilidade do setor agrícola, dentro dele, da carne bovina. Esta commoditie, assim como outras comercializada pelo país, interligam Estado, empresas, grupos de interesses, e, neste caso, produtores rurais.

A inserção do Brasil no comércio internacional, em grande parte, esteve sob a responsabilidade dos investimentos em longo prazo na exportação da carne bovina. Muito se alcançou nos últimos anos, haja vista que os avanços são consequência da parceria de diversos atores do cenário doméstico e mundial, desde pequenos produtores rurais, aos pesquisadores, até empresariado e Estado.

Segundo Robert Gilpin (2004), os governos têm tendência a canalizar, restringir e fazer com que as atividades econômicas sejam benéficas para os interesses estatais. O governo deve localizar as atividades econômicas que são mais lucrativas e produtivas, a fim de controlar o crescimento destas. A inserção do Brasil no comércio internacional deu-se através desta percepção governista, em conjunto com empresas nacionais.

Em 2008 uma forte crise no mercado internacional devastou a economia de diversos países, As razões da crise tiveram berço no congelamento do mercado de crédito e não demorou até se expandir para outras áreas do mercado interno e externo. Tirado (2008) pontua que o crescimento das exportações no Brasil, em partes, estive ligado às crises sanitárias na União Europeia e na Argentina, mas também, pelos esforços internos com o rígido programa de controle de febre aftosa em todo o país.

Diversas teorias do comércio internacional contribuem para possíveis análises sobre economia. Gonçalves (1997) define que a Teoria Ricardiana acreditava que todo país deveria se especializar em produtos que tivesse maiores vantagens comparativas, onde o investimento em tecnologia variaria os preços de exportação e importação. Ora, o Brasil encontrou forças em seu mercado interno para a especialização na exportação de carne bovina, e há tempos investe em melhores tecnologias, fiscalização e expansão deste mercado.

Há um mês a Polícia Federal deu inicio a operação carne fraca, em que foi descoberto corrupção na fiscalização dos maiores frigoríficos do Brasil e empresas. Desde o inicio da operação até hoje, a JBS e a BRF perderam juntas R$ 5,471 bilhões de seu valor de mercado, segundo a Economatica. Contudo, as exportações da commodity brasileira no mês março cresceram 9% por causa da queda dos preços.

A credibilidade do Brasil no mercado internacional sofre uma retração no conjunto de crises econômicas, como esta da carne fraca, e políticas. Martinelli (2016) pontua que segundo Joseph Nye, a balança de poder pesa a favor daqueles que melhor conseguem se articular em organizações interestatais, como a Organização Mundial do Comércio. E esse, sem dúvidas, é um momento onde o Brasil deve rever seus fundamentos político-econômicos, a fim de articular possíveis processos que virão. Além disso, é necessário, mais uma vez, buscar sua estabilização, ao menos, no mercado internacional de commodity da carne bovina, através de políticas fiscais mais rígidas, incentivo aos pequenos produtores rurais e especialização contínua de tecnologia.


REFERÊNCIAS

BBC. Disponível em: <http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2009/03/090304_g20_mapagd.shtml> Acesso em: 17 de Abril. 2017.

G1. Disponível em: <http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/um-mes-apos-operacao-carne-fraca-jbs-e-brf-perdem-r-5-bi-em-valor-de-mercado.ghtml> Acesso em: 17 de Abril. 2017.

GILPIN, Robert. O Desafio do Capitalismo Global. Rio de Janeiro: Record, 2004, 494 p. ISBN: 85-01-06370-3.

GONÇALVES, Reinaldo. A teoria do comércio internacional: uma resenha *Traduzido do original, “The Theory of International Trade: back to basics”, por José Deolindo Menck. Texto publicado em Economia Ensaios, Volume 12, No. 1, dezembro 1997, p. 3-20.

MARTINELLI, Caio. O Jogo Tridimensional: o Hard Power, o Soft Power e a Interdependência Complexa, segundo Joseph Nye. Conjuntura Global, vol. 5 n. 1, jan./abr., 2016, p. 65-80.

TIRADO, Geovana; COSTA, Sérgio; CARVALHO, José; THOMÉ, Karim. Cadeia Produtiva Da Carne Bovina No Brasil: Um Estudo Dos Principais Fatores Que Influenciam As Exportações. Universidade De Brasília-Propaga. Brasília, 2008.

Veja também
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Destaques

Um site que é a cara do curso de Relações Internacionais. 

Notícias do dia
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Redes sociais 
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Blogger Social Icon
  • Wix Twitter page
  • Wix Facebook page
Follow us 
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Blogger Icon
bottom of page