top of page

O PODER DAS PESSOAS CONTRA A POBREZA


Desde os primórdios da humanidade, a separação da sociedade em classes econômicas foi um elemento ativo no progresso mundial. Entretanto, a discrepância entre os ganhos dos ricos e dos pobres sempre foi evidente e um mundo “igual”, no quesito econômico, parece uma utopia.


Entre a ganância de uns e o sofrimento de outros, o primeiro continua prevalecendo e na atualidade, segundo o a Oxfam, um em cada três pessoas vive na pobreza (com menos de $1.25 por dia). Desta forma, o mundo depende das ações de indivíduos que almejam o fim da desigualdade mundial e, mesmo tendo que ir contra os interesses dos mais ricos e poderosos, realizam pequenas mudanças para equilibrar, de forma justa, a distribuição de desenvolvimento.


Jim Yong Kim é um personalidade internacional que luta contra a pobreza e a desigualdade mundial ao chefiar a presidência do organismo multilateral de desenvolvimento, o Banco Mundial (Bird), desde 2012. Por conta da excelência da sua liderança, ele foi novamente escolhido por unanimidade para um novo mandato de cinco anos que terá início em julho deste ano.


De acordo com ele, o Banco Mundial possui dois objetivos-chave: reduzir a pobreza extrema para níveis abaixo de 3% da população mundial e aumentar os ganhos de 40% da parte inferior da população de todos os países. Nisto, deve-se investir no desenvolvimento humano ao melhorar as condições de vida: saúde, educação, segurança, transporte, energia e infraestrutura em regiões como a África, Sudeste da Ásia e a América Latina.


A crise da desigualdade global está chegando a novos extremos e o 1% mais rico da população mundial detém mais riquezas atualmente do que todo o resto do mundo junto. Será desastroso o futuro se a economia mundial continuar ao serviço dos 1%. O modelo econômico capitalista e globalista tem deixado brechas no desenvolvimento mundial onde paraísos fiscais permitem que os indivíduos mais ricos do mundo escondam 7,6 trilhões de dólares das autoridades fiscais (OXFAM, 2017).


Eis a missão do Banco Mundial de Jim Yong Kim: colocar fim à pobreza extrema até 2030 (meta que está inclusa aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas) e compartilhar a prosperidade.


Jim Yong Kim é médico e antropólogo, nasceu em Seul, na Coreia do Sul mas se mudou para os EUA com a família, aos 5 anos de idade. Antes de assumir a presidência do BIRD, comandou o Dartmouth College e foi diretor do Departamento de HIV/AIDS da Organização Mundial de Saúde (OMS).


Hoje, ele é reconhecido pelas suas iniciativas em possibilitar uma educação de qualidade para todos. Ele também incentiva o desenvolvimento dos países mais pobres do mundo através dos empréstimos e financiamentos disponibilizados pelo Bird para criar as condições necessárias para que o setor privado e as instituições governamentais possam conviver em harmonia e assim, proporcionar o bem-estar e progresso da população.


As inicativas tomadas pelo Jim Yong Kim são fundamentais para os países que estão tentando se desenvolver e se industrializar. No entanto, de acordo com a Oxfam, algumas ações devem ser tomadas para que o mundo se torne mais justo e igualitário. Para que isso possa ocorrer, deve-se garantir o pagamento de um salário digno aos trabalhadores, promover a igualdade econômica das mulheres e seus direitos, controlar a influência de elites poderosas, mudar o sistema global de P&D e de fixação de preços para medicamentos para que todos tenham acesso a medicamentos adequados e acessíveis, dividir a carga tributária em bases justas e adotar medidas progressistas em relação aos gastos públicos para combater a desigualdade (Oxfam).


Há de se esperar que medidas como estas sejam implementadas em países que tem todo o potencial de se desenvolver, mas por conta de instituições governamentais corruptas e fracas, deixam que a desigualdade continue a se proliferar irrestritamente.

Referências bibliográficas:

EL PAÍS. “O mundo sabe como vivem os ricos e por isso exigirá mais igualdade”. Disponível em: < http://brasil.elpais.com/brasil/2015/04/18/economia/1429371193_469752.html> Acesso em 25 de abril de 2017.

FORBES. Jim Yong Kim: President, World Bank. Disponível em: <https://www.forbes.com/profile/jim-yong-kim/> Acesso em 25 de abril de 2017.

OXFAM. Uma Economia Para o 1%. Disponível em: <https://www.oxfam.org/sites/www.oxfam.org/files/file_attachments/bp210-economy-one-percent-tax-havens-180116-summ-pt.pdf > Acesso em 25 de abril de 2017.

THE GUARDIAN. Developing nations' demands for better life must be met, says World Bank head. Disponível em: <https://www.theguardian.com/business/2017/apr/11/developing-countries-demands-for-better-life-must-be-met-says-world-bank-head> Acesso em 25 de abril de 2017.

Veja também
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Destaques

Um site que é a cara do curso de Relações Internacionais. 

Notícias do dia
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Redes sociais 
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Blogger Social Icon
  • Wix Twitter page
  • Wix Facebook page
Follow us 
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Blogger Icon
bottom of page