top of page

Destaques da Semana pelo Mundo


Marine Le Pen e Emmanuel Macron disputarão a presidência da França e o destino da Europa

Na França começam duas semanas de intensa campanha em que batalharão duas visões opostas sobre o futuro do país, da Europa e do mundo. Pesquisas feitas antes da eleição da noite de domingo (23) prognosticavam, no caso de uma disputa entre Le Pen e Macron no segundo turno, uma vitória folgada de Macron. Mas a ida dos dois à próxima fase pode transformar a dinâmica de uma campanha, na qual até agora participaram onze candidatos. Le Pen e Macron deverão se esforçar para ampliar o campo, seduzir eleitores de outros candidatos para somar os 50% de votos mais 1, necessários para se transformar no próximo presidente da França. A disputa Macron-Le Pen representa, em todo caso, uma ruptura com o sistema e uma rejeição à classe política que governa o país há décadas, cada um com uma visão distinta.


Parlamentares da UE pedem suspensão de conversas sobre filiação da Turquia


Parlamentares da União Europeia pediram a suspensão formal das conversas sobre a filiação da Turquia a União Europeia, citando os planos do presidente turco, Tayyip Erdogan, de assumir poderes muito maiores graças a um referendo deste mês que aprovou uma reforma constitucional. Os vínculos dos membros da UE com a Turquia, uma aliada da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), deterioraram-se devido às preocupações com os direitos humanos na esteira da repressão de Erdogan contra supostos apoiadores de um golpe militar, fracassado de julho passado. A Áustria vem pedindo há tempos que se descarte de vez a proposta de ingresso da Turquia na UE, mas outros integrantes do bloco estão sendo mais cautelosos enquanto a decisão.


Para ler a notícia na íntegra, acesse: http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKBN17S2PJ-OBRWD

Venezuela anuncia sua retirada da OEA


A chanceler Delcy Rodríguez anunciou, no palácio presidencial de Miraflores, que a Venezuela iniciará o processo de saída da Organização dos Estados Americanos (OEA). A Venezuela denunciará a Carta da OEA e dará início ao processo de saída, que vai durar cerca de dois anos. Para atingir esse objetivo, deverá pagar cerca de 28 milhões de reais, informou o secretário de assuntos jurídicos da OEA, Jean Michel Arrighi. A chanceler se pronunciou em Caracas, poucos minutos após a entidade convocar, por votação de 19 dos seus 34 membros, uma reunião para tratar da crise do país sul-americano sem a aprovação do Governo de Nicolás Maduro. A ministra comparou a reunião de chanceleres, aprovada sem o consentimento da Venezuela, com a expulsão de Cuba da OEA em 1962.


Trump volta atrás sobre proposta de sair do NAFTA


O presidente Donald Trump voltou atrás na proposta de romper com o tratado que há duas décadas rege as relações comerciais dos EUA com o México e o Canadá. O mandatário norte-americano prometeu não abandonar o Tratado de Livre Comércio da América do Norte “por enquanto”. O magnata republicano declarou, durante a campanha eleitoral, que iria revisar o NAFTA para proteger o emprego e os interesses das empresas nacionais. Há uma semana voltou a dizer que estava disposto a abandonar a negociação caso não conseguisse um acordo justo para os EUA. A suposta ordem executiva que vazou para dois veículos de imprensa norte-americanos foi entendida como mais um elemento de pressão sobre o Canadá e o México.


Donald Trump n’exclut pas « un conflit majeur » avec la Corée du Nord

Donald Trump não exclui "um grande conflito" com a Coreia do Norte


Devido às novas tensões entre EUA e Coreia do Norte, o presidente norte americano Donald Trump e sua administração estão preparando uma série de novas sanções econômicas sem retirar a opção militar. A aliada da Coreia do Norte, China, tomou uma posição mais flexível sobre a administração norte americana e a norte coreana. Além disso, reafirmou sua oposição ao envio da defesa antimíssil na Coreia do Sul. Rex Tillerson, secretário de Estado dos Estados Unidos, disse em entrevista a Fox News que a China havia dito aos EUA que tinha avisado a Coreia do Norte que Pequim iria tomar "sanções unilaterais" contra Pyongyang se o país estivesse realizando um novo teste nuclear.


Union européenne : les 27 renforcent leur unité face au Royaume-Uni

União Europeia: os 27 reforçam suas unidades face o Reino Unido

Foi realizada em Bruxelas uma reunião, onde os membros da União Europeia têm registrado oficialmente os princípios fundamentais do Brexit, para que o divórcio seja eficaz em 2019. Com a reunião, a unidade do bloco não só foi preservada, mas reforçada. A vontade dos Estados membros é principalmente de “reduzir as incertezas” para organizar melhor a separação do Reino Unido do bloco para que a situação não traga futuros problemas. Os membros da EU avisaram aos britânicos para que não tenham “ilusões” de assegurar um novo relacionamento, a fim de manter o acesso aos mercados do bloco. Agora, os Estados terão menos de dois anos para concretizar a saída do Reino Unido em março de 2019.


Brazil hit by first general strike in two decades

Brasil atingido pela primeira greve geral em duas décadas


Milhões de trabalhadores entraram em paralisação parcial nesta sexta-feira (28) em varias cidades do Brasil, afim de se posicionarem contra as reformas propostas pelo presidente. Os participantes se opõem à revisão do sistema de pensões do governo, que será votada no Congresso, na próxima semana e, que pode definir a idade mínima de aposentadoria em 65 anos para os homens e 62 anos para as mulheres. Os trabalhadores do setor público conseguiram se aposentar em idades muito mais precoces. Pesquisas sugerem que o presidente Temer é muito impopular, mas até hoje ele ainda não havia enfrentado uma manifestação em massa como a greve geral.


Para ler a notícia completa, acesse: http://www.bbc.com/news/world-latin-america-39744030

* Tradução nossa

Veja também
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Destaques

Um site que é a cara do curso de Relações Internacionais. 

Notícias do dia
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Redes sociais 
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Blogger Social Icon
  • Wix Twitter page
  • Wix Facebook page
Follow us 
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Blogger Icon
bottom of page