Nicolau Maquiavel e o Realismo Clássico
- Giulianna Oliveira – Acadêmica do 5º semestre de
- 2 de mai. de 2017
- 1 min de leitura
Nicolau Maquiavel (1469-1527) foi importante historiador e filósofo italiano, conhecido principalmente pelas suas duas maiores obras, “O Príncipe” e “Os discursos sobre a primeira década de Tito Lívio”. É considerado um dos principais autores que baseia o Realismo Clássico das Relações Internacionais.
Maquiavel em sua obra "O Príncipe", expressa a ideia de que qualquer ação, mesmo que imoral, pode ser justificada para alcançar um fim, o poder e a segurança do Estado. Ele afirma que o homem só age por interesse, que a segurança do Estado se dá através do poder militar e que não basta apenas conquistar a hegemonia, sendo necessário mantê-la constantemente.

"Quem estudar a história contemporânea e da antiguidade verá que os mesmos desejos e as mesmas paixões reinaram e reinam ainda em todos os governos, em todos os povos. Por isto é fácil, para quem estuda com profundidade os acontecimentos pretéritos, prever o que o futuro reserva a cada Estado, propondo os remédios já utilizados pelos antigos ou, caso isto não seja possível, imaginando novos remédios, baseados na semelhança dos acontecimentos. Porém, como estas observações são negligenciadas (ou aqueles que estudam não sabem manifestá-las) disto resulta que as mesmas desordens se renovam em todas as épocas."
MAQUIAVEL, Nicolau. Comentários sobre a primeira década de Tito Lívio. Brasília: Editora Universidade de Brasília. 1994.
Comments