Raymond Aron e a "Paz e Guerra entre as Nações"
- Giulianna Oliveira – Acadêmica do 5º semestre de
- 23 de mai. de 2017
- 1 min de leitura
Raymond Aron (1905-1983) foi cientista político, sociólogo e filósofo francês. Foi também professor da Universidade de Colônia na Alemanha, tendo deixado o país logo após a ascensão do nazismo, e no início da II Guerra Mundial deu continuidade ao seu cargo de professor na Universidade de Toulouse na França.
Aron em sua obra publicada em 1962, "Paz e Guerra entre as Nações", conceitua os diversos atores do Sistema Internacional e as relações entre os Estados. Inspirado, principalmente, pelo cenário pós II Guerra Mundial e início da Guerra Fria, fez análises sobre as relações diplomáticas e estratégicas entre os Estados, e estudou os acontecimentos anteriores as guerras que podem ser considerados a origem destes conflitos militares.

"Até hoje a paz nos tem aparecido como a suspensão, mais ou menos durável, das modalidades violentas da rivalidade entre os Estados. Costuma-se dizer que 'reina a paz' quando o intercâmbio entre as nações não se manifesta por meio de formas militares de luta. Contudo, como esse intercâmbio se efetua à sombra das batalhas passadas e sob o temor ou a expectativa de futuras batalhas, o princípio da paz (...), não se difere muito do princípio da guerra. A paz se fundamenta na potência, isto é, na relação entre os diferentes graus da capacidade que têm as unidades políticas de agir umas sobre as outras".
ARON, Raymond. Paz e Guerra entre as Nações. Funag. 2002.
Comments