top of page

Moon Jae-In: Novos Caminhos para Coreia do Sul?


O que a Coreia do Sul e o Brasil têm em comum? Infelizmente, não é desenvolvimento econômico nem tampouco riquezas naturais em abundância, mas sim o maior problema da política atual: a corrupção. Este problema tem um rico histórico em ambos os países e se caracteriza por ações egoístas e antiéticas que impossiblitam a ordem, o progresso e o desenvolvimento da população como um todo. Enquanto no Brasil os escandalos são cada vez mais novos publicamente, devido às atuais investigações, na Coriea do Sul, o liberal e advogado defensor dos direitos humanos, Moon Jae-In, já atuava na tentativa de combater o problema, agora ganhou as eleições presidenciais e é a promessa de uma nova vida política na Coreia do Sul, sem corrupção.

Moon Jae-In é um político veterano de 64 anos e chega à presidência sul coreana em num momento turbulento, após a era corrupta de Park Geun-hye e, anterioriamente, de Roh Moo-Hyun. Por isso, o mais novo presidente tem a árida função de limpar o sistêma político e colocar um fim à estagnação econômica coreana. Moon nasceu em 1952, durante a Guerra da Coreia, na ilha de Geoje, em uma família pobre de refugiados da Coreia do Norte. Seu pai trabalhava como operário em um campo de prisioneiros de guerra e sua mãe vendia ovos na cidade portuária de Busan.

A sua jornada política começou quando era estudante, ao ser ativista pró-democracia e ex-militar das forças especiais. Ele estudou direito em Seul, em 1972, mas foi preso e expulso da universidade por ter liderado um protesto estudantil contra a ditadura de Park Chung-Hee, o pai do presidente recém destituído. Em 1987, ele foi uma figura importante no movimento de luta pela democracia, que acabou levando às primeiras eleições livres da Coreia do Sul.

Como presidente, Moon buscará novos meios de posicionar a Coreia do Sul no cenário internacional. Diferentemente daquilo que os presidentes convervadores fizeram antes dele, Moon Jae-In defende o diálogo e a reconciliação com a Coreia do Norte, visando amenizar a situação e fazer Pyongyang voltar à mesa de negociações. Com issoem mente, ele busca balancear as tensões com duas potências mundiais: os Estados Unidos e a China, sendo que o primeiro quer implantar na Coreia do Sul, o escudo antimísseis americano THAAD (Terminal High Altitude Area Defense) e o segundo é o principal parceiro comercial de Seul e, assim como Moon, é contra o escudo antimísseis americano em solos sul coreanos.

Contudo, Moon Jae-In é considerado uma personalidade internacional por ser um indivíduo de esperança política, tanto para os sul coreanos quanto para os brasileiros. O seu papel na região do norte asiático terá uma significância remontada a partir do possível distanciamento militar e político com os EUA, do inconsistente Donald Trump, e do anseio de uma Coreia unificada. Destarte, a transição política em Seul, se monstrar ser eficaz e, Moon cumprir sua promessa de ser o primeiro presidente ‘limpo’ do país, podemos também, nos anos futuros, tomar ele como exemplo para a política brasileira, a fim de limpá-la e transformá-la em verdadeira representação da república democrática


REFERÊNCIAS:

G1. Coreia do Sul: veja perfil do novo presidente Moon Jae-In. Disponível em: < http://g1.globo.com/mundo/noticia/coreia-do-sul-veja-perfil-do-novo-presidente-moon-jae-in.ghtml> Acesso em; 22 de maio de 2017.

NEW YORK TIMES. South Korea’s New President, Moon Jea-in, Promises New Approach to North Korea. Disponível em: <https://www.nytimes.com/2017/05/10/world/asia/moon-jae-in-president-south-korea.html?_r=0> Acesso em; 22 de maio de 2017.

THE GUARDIAN. Who is Moon Jae-in, South Korea's new president? Disponível em: <https://www.theguardian.com/world/2017/may/09/moon-jae-in-the-south-korean-pragmatist-who-would-be-presidente> Acesso em; 22 de maio de 2017.

Veja também
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Destaques

Um site que é a cara do curso de Relações Internacionais. 

Notícias do dia
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Redes sociais 
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Blogger Social Icon
  • Wix Twitter page
  • Wix Facebook page
Follow us 
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Blogger Icon
bottom of page