top of page

Destaques da Semana pelo Mundo


Explosão deixa ao menos 19 mortos em show de Ariana Grande em Manchester

Uma explosão na noite de segunda-feira (22) em um show na cidade inglesa de Manchester, onde a artista norte-americana Ariana Grande se apresentava, deixou pelo menos 19 mortos e cerca de 50 feridos, no que a polícia britânica trata como um incidente terrorista. A Manchester Arena, maior arena coberta da Europa, foi inaugurada em 1995 e tem capacidade para 21 mil pessoas. É um local popularmente usado para shows e eventos esportivos. O Reino Unido está no nível de alerta "severo", o que significa que um ataque de militantes é considerado altamente provável.


Exportações da América Latina crescem pela primeira vez em quatro anos

As exportações da América Latina e do Caribe subiram, depois de quatro anos consecutivos de queda. OS índices cresceram devido, principalmente, ao aumento dos preços das matérias-primas, que são o motor das vendas na região. Os resultados foram apontados por um estudo recém-divulgado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com dados detalhados de 25 países. O que não se constata no estudo é o aumento das exportações de outro tipo de bens. Giordano, que também é economista-chefe do setor de Integração e Comércio do BID, adverte que a região não poderá continuar baseando seu crescimento em matérias-primas.


Diretor eleito da OMS lembra que saúde é questão de direitos humanos

O diretor-geral eleito da Organização Mundial da Saúde, (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, toma posse no dia 1° de julho, por um período de cinco anos. Uma das prioridades dele como chefe da OMS será garantir a cobertura universal de saúde e controlar possíveis emergências globais. Entre eles está o trabalho de detecção precoce, feito recentemente na República Democrática do Congo, que enfrenta um surto de ebola. Segundo Tedros, esta meta deve ser o "centro de gravidade" dos trabalhos da agência da ONU. Além disso, o novo chefe da OMS busca garantir a confiança dos Estados-membros da agência e contribuir para que suas atribuições possam ser colocadas em prática da melhor forma.


Donald Trump décroche l’engagement de l’OTAN dans la coalition anti-Etat islamique

Donald Trump pede engajamento da OTAN em coligação anti-Estado Islâmico

Os líderes europeus prometeram, junto aos Estados Unidos, fazer parte da "mobilização" contra o terrorismo e assegurar que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), esteja mais envolvida nesta missão. Após um ano de árduas negociações, a aliança decidiu se tornar um membro pleno da coalizão internacional contra a organização Estado Islâmico (EI). Os europeus já estão todos empenhados em admitir a OTAN dentro da coalizão liderada por Washington. Entretanto, Paris e outras capitais se mostram incomodadas, temendo que a exibição da OTAN acabe afastando algumas coalizões árabes e desperta a hostilidade da opinião pública no Oriente Médio.


Gunmen in Egypt Force Coptic Christian Pilgrims From Buses and Kill 28

Pistoleiros da Força do Egito atacam ônibus de cristãos peregrinos coptas e matam 28

Vestidos com fardas militares, os pistoleiros ordenaram que cristãos coptas saíssem de um ônibus que seguia em direção a um mosteiro. Eles separaram os homens das mulheres e crianças, e os instruíram a entregar seus telefones móveis. Eles obrigaram os homens recitar a shahada, a declaração de fé islâmica. E, por se recusarem, os pistoleiros abriram fogo. Pelo menos 28 pessoas foram mortas, entre eles, crianças, várias com um único tiro na cabeça, de acordo com as autoridades egípcias e familiares das vítimas. Não houve reivindicação imediata de responsabilidade no último ataque, no entanto, existem características do Estado islâmico que, nos últimos seis meses, enviaram homens bombas a lugares coptas.


G7 talks: Trump isolated over Paris climate change deal

G7 fala: Trump está isolado no Acordo do Clima de Paris

Seis líderes mundiais reafirmaram seu compromisso com o Acordo de Paris, o primeiro acordo global voltado para a redução das emissões de gases de efeito estufa. No entanto, os EUA se recusaram a comprometer novamente o acordo, dizendo que tomará uma decisão na próxima semana. Trump, que uma vez considerou o aquecimento global uma "brincadeira", já ameaçou se retirar do acordo. A chanceler alemã, Angela Merkel, disse que a discussão sobre as mudanças climáticas foi "muito insatisfatória", acrescentando que "temos uma situação de seis contra uma". O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, que também está na Sicília para o encontro, disse que o acordo sobreviveria independentemente da posição dos EUA.


Para ler a notícia na íntegra, acesse: http://www.bbc.com/news/world-europe-40069636


*Tradução nossa

Veja também
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Destaques

Um site que é a cara do curso de Relações Internacionais. 

Notícias do dia
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Redes sociais 
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Blogger Social Icon
  • Wix Twitter page
  • Wix Facebook page
Follow us 
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Blogger Icon
bottom of page