top of page

Os maiores entraves da última reunião do G7

O Grupo dos Sete é um grupo internacional que reúne os sete países mais industrializados e desenvolvidos economicamente do mundo, sendo eles, Estados Unidos, Alemanha, Canadá, França, Itália, Japão, Reino Unido e conta com a presença da União Europeia.

Em Taormina, na Sicília ocorreu a 43º edição do G7 relatada pelo El País como “o G7 mais complicado dos últimos anos”, apontado como “um exercício de equilibrismo diplomático”, isso porque após dias buscando espaços de consenso para não prejudicar as frágeis relações com os Estados Unidos, não foi possível alcançar grandes acordos além da luta contra o terrorismo e as sanções à Rússia. A cúpula poderia ser resumida em: o Governo Trump precisa de mais tempo para decidir sobre temas crucias, como o clima e o comércio, sem romper os compromissos.


Tendo como aporte a teoria Neorrealista das Relações Internacionais, em que se considera os Estados como ator central do Sistema Internacional, buscando sempre a maximização do seu poder e principalmente a sua segurança como agenda principal, nota-se o porquê de Trump em se interessar somente por acordos em que se tem uma preocupação militar e bélica, em que segundo o teórico Neorrealista John Mearsheimer, o que define uma grande potência é sua capacidade militar (NOGUEIRA E MESSARI, 2005, p.53).


Contudo, outros líderes do G7 adotam uma postura neoliberal baseada na cooperação e também consideram relevantes outros temas como o meio ambiente, mostrando uma preocupação com a saída de Trump do Acordo de Paris.


Nota-se claramente a postura de desinteresse de Trump em assuntos que não dizem respeito a segurança e economia do país em que, apesar da pressão dos países do G7, não se rendeu. Cabe agora pensar em como a atitude de Trump irá refletir no mundo e em outros países, além de como o Acordo de Paris irá prosseguir sem a maior potência do mundo.


REFERÊNCIAS

VERDÚ, Daniel. Trump bloqueia os grandes acordos do G7. Disponível em: http://brasil.elpais.com/brasil/2017/05/27/internacional/1495898413_491858.html. Acesso em: 29 de maio de 2017


NOGUEIRA, João Pontes e MESSARI, Nizar. Teoria das Relações Internacionais. Rio de Janeiro, ed. Elsevier, 2005


Veja também
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Destaques

Um site que é a cara do curso de Relações Internacionais. 

Notícias do dia
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Redes sociais 
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Blogger Social Icon
  • Wix Twitter page
  • Wix Facebook page
Follow us 
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Blogger Icon
bottom of page